F1 – Wurz defende halo: proteção é mais importante que beleza

sábado, 9 de abril de 2016 às 9:48
Ferrari com sistema de proteção halo

Ferrari com sistema de proteção halo

Alex Wurz insiste que qualquer dispositivo futuro para proteção do cockpit na Fórmula 1 deve priorizar salvar vidas a todo o custo, mesmo que seja considerado feio. O “halo” foi testado pela Ferrari nos testes de pré-temporada, e foi aplaudido e ridicularizado em igual medida, com críticas principalmente por sua aparência.

A Red Bull vai revelar o seu sistema alternativo em uma demonstração no final deste mês, com aprovação dos pilotos Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat. Embora o presidente da Associação dos Pilotos (GPDA) prefira uma cobertura diferente, ele afirma que o principal objetivo do halo – que deve obter luz verde da FIA para 2017 – tem que ter preferência.

“Pergunte-me se o halo é bonito? Não. Se é o correto para se implementar? Sim, e a maioria dos pilotos diz o mesmo”, disse Wurz ao site Autosport. “Pelo menos quando votaram por ele, que algo tem que acontecer nesse sentido, foi 100% de votos. E novamente estou falando sobre função, e não beleza. É discutível o que é belo e o que não é”.

“Com o halo ou qualquer proteção para a cabeça, se você tiver azar e um objeto voar em sua direção, então nós só queremos que a pessoa tenha uma grande chance de sobrevivência. Isso não vai tirar qualquer coragem ou habilidade, como atravessar a Eau Rouge a 320 km/h”, prosseguiu o ex-piloto de F1, que acredita que o halo poderá ser aperfeiçoado com o tempo.

“Primeiramente é uma questão de função”, explicou Wurz. “É muito maleável, os designers vão torná-lo mais bonito ou surgir com uma aparência diferente. Tenho certeza que não vai ser a última (versão). Haverá atualizações. Em dois ou três anos pode ficar ainda mais bonito, e talvez em quatro anos todos nós vamos ver uma melhoria gritante”.

Wurz admite que só viu os desenhos do dispositivo da Red Bull, e embora não tenha certeza de sua eficácia no presente, reconhece a sua boa intenção. “Ele está tentando fazer o que o halo está tentando alcançar, que é aumentar a segurança para os pilotos”, comentou.

“O projeto da Red Bull é, obviamente, tentar fazer algo um pouco melhor do que o halo. Alguns gostam mais, alguns gostam menos. A versão da Red Bull, pelo menos, visualiza algo que eles têm em mente, mas ainda não o calcula com as estruturas, nem com a função que precisa ter”, finalizou o presidente da GPDA.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.