F1 – Wurz: Alterações para ajudar ultrapassagens será uma mudança de jogo

sexta-feira, 4 de maio de 2018 às 13:17

Largada da Fórmula 1

Alex Wurz, presidente da Associação de Pilotos de Grandes Prêmios (GPDA), está encantado com a Fórmula 1 e com a decisão da FIA de alterar as regras técnicas do próximo ano para ajudar a melhorar as ultrapassagens.

No início desta semana, a Comissão da F1 aprovou uma série de alterações para 2019 que, entre outros ajustes, incluem uma asa dianteira mais simples destinada a diminuir o ar turbulento na esteira de um carro, permitindo assim uma corrida mais próxima.

O ex-piloto da Williams e da Benetton, Wurz, elogiou todas as partes por forçarem a questão e trazerem as alterações.

“Pode ser o ponto de partida para uma mudança de jogo”, disse o chefe da GPDA e veterano de 69 corridas de F1. “Estamos muito felizes que a Liberty, com a FIA, tenha percebido que não podemos continuar seguindo o caminho da criação de ultrapassagens artificiais como o DRS”.

“Uma manobra de ultrapassagem natural que é pura e visivelmente devida à habilidade do piloto é o que cria as maiores emoções para os fãs e pilotos”.

“Se pudermos seguir de perto, é mais provável que tenhamos ultrapassagens autênticas da velha escola e é isso que os pilotos adorariam ver e por que essa mudança de regras é uma boa notícia”.

As mudanças aerodinâmicas foram apoiadas por um extenso trabalho de pesquisa de CFD conduzido pela Fórmula 1 com a ajuda das equipes.

Wurz ressalta o fato de que a atitude determinada da categoria e de seu corpo diretivo de provocar alterações sem depender do consentimento unânime das equipes é talvez tão importante quanto a própria decisão.

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.