F1 – Wolff não fala sobre as consequências do “teste secreto”

quinta-feira, 30 de maio de 2013 às 9:20

Toto Wolff

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Toto Wolff, diretor e co-proprietário da equipe Mercedes, se recusou a dizer que está preocupado com as potenciais punições como resultado do teste secreto de pneus.

Apesar de Jenson Button dizer que acredita que uma “repreensão” pode ser o resultado, Helmut Marko, da Red Bull, comparou o caso com o “spygate”, quando a McLaren foi excluída do campeonato de construtores em 2007 e multada em 100 milhões de dólares.

“Acho que não cabe a nós falar sobre sanções ou expressar preocupações”, declarou Wolff à agência de notícias DPA. “Será um processo controlado, e nós respeitamos a autoridade da FIA. Tudo está sendo feito de modo bastante profissional e transparente, portanto tenho grande confiança no processo”.

Red Bull e Ferrari foram as únicas equipes que fizeram um protesto formal contra o teste da Mercedes, mas acredita-se que outros chefes rivais tenham uma opinião similar. “Todos eles dizem ‘nós apoiamos vocês’. Só que apoiam de bem longe”, disse Christian Horner, da Red Bull.

Porém, Eric Boullier, chefe da Lotus, afirmou que está preocupado com o fato de a Mercedes ter violado o regulamento esportivo, independente do contrato da Pirelli com a FIA. “Existe um regulamento esportivo, há inclusive um acordo de testes em vigor entre as equipes”, declarou ele ao jornal Sun.

Graeme Lowdon, da Marussia, concordou: “Meu entendimento é que não podemos testar durante a temporada, e até onde sei, aquele foi um teste na temporada. Tenho certeza que será investigado com o vigor exigido”.

Mika Salo, ex-piloto da Ferrari e Sauber e comissário ocasional da FIA, acha que as equipes estão furiosas por causa na natureza “secreta” do teste de Barcelona.

“Paul Hembery fez horas de conferências de imprensa na quinta e sexta-feira e não mencionou o teste – na verdade, ele reclamou que desenvolver os pneus é muito difícil para a Pirelli porque não há testes. Ele esqueceu de mencionar que havia acabado de fazer três dias com a Mercedes”, disse Salo à emissora finlandesa MTV3.

Gerhard Berger acha que tanto a Pirelli quanto a Mercedes são culpadas. “Eu não desculparia a Pirelli”, afirmou ele à Servus TV. “Mas se a Pirelli não conseguiu esclarecer alguma coisa, cabe à Mercedes realmente garantir que tudo seja esclarecido”. Agora, existe a especulação de que o caso do “teste secreto” poderia custar à Pirelli seu lugar na Fórmula 1.

 

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