F1 – Wolff: Halo é simplesmente horrível

domingo, 24 de dezembro de 2017 às 2:44

Mercedes testando o halo

Toto Wolff rotulou o dispositivo de proteção do cockpit Halo como um complemento “horrível” para um carro de F1, mas sua equipe Mercedes trabalha na melhor forma de como incorporá-lo no design de 2018.

Após mais de oito anos de pesquisa dedicada para proteger do cockpit em em monopostos, a FIA tornou o Halo obrigatório nos carros de F1 no próximo ano. O dispositivo é projetado para desviar objetos voadores para longe da cabeça do piloto e é formado por uma estrutura de titânio enrolada em fibra de carbono acima do cockpit.

Em 17 estudos de caso de acidentes graves realizados pela FIA, o Halo teria tido um resultado benéfico em 15. Mas enquanto Wolff não debate a necessidade de melhorar a segurança do piloto, ele acredita que uma solução mais elegante precisa ser encontrada o mais rápido possível.

“É uma peça horrível!” disse ele à ESPN. “Nós o tivemos no briefing da equipe e nós o mostramos. É um enorme pedaço de metal, muito pesado, parece completamente estranho e eu gostaria de vê-lo fora, se eu pudesse!”

“Mas precisamos cuidar da segurança do piloto e, se houver um dispositivo que ajude a proteger vidas, então precisamos colocá-lo no carro. Talvez no futuro, possamos encontrar uma solução um pouco mais esteticamente agradável do que o halo.”

“Em termos de desenvolvimento aerodinâmico, não interferiu muito e todos têm o mesmo problema”.

O peso mínimo dos carros aumentou em 5 kg no próximo ano para acomodar o halo, mas Wolff prevê o peso real do halo e seus acessórios serão de cerca de 10 kg. A Mercedes trabalhou arduamente para trazer seu carro no limite de peso mínimo este ano e é provável que enfrente uma tarefa similar para fazer o mesmo neste inverno para começar a primeira corrida da temporada sem uma penalidade de peso.

“Com todos os parafusos e porcas é provavelmente 10 quilos que você tem no ponto mais alto do carro”, acrescentou Wolff. “O centro de gravidade subiu bastante e você precisa compensar isso. Então está tudo errado!”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.