F1 – Williams admite que será difícil fazer melhor do que em 2014

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015 às 10:27

Pat Symonds

O desafio da Williams para fazer uma temporada melhor do que 2014 é maior do que o enfrentado para sair das últimas colocações da Fórmula 1, avalia o chefe técnico Pat Symonds.

“Nós estabelecemos um alto padrão”, declarou ele. “Não somos uma equipe com problemas financeiros, mas também não temos o mesmo orçamento de alguns de nossos competidores. É uma das coisas que me deu grande prazer ao bater a Ferrari no ano passado. Não é o fato de eu ser uma pessoa competitiva, mas de termos sido melhores com metade do orçamento!”

“Porém, progredir além do terceiro lugar provavelmente é mais difícil do que subir de nono para terceiro. Podemos ver que muitos dos nossos rivais têm novas unidades de potência ou pessoas novas, então precisamos explorar a vantagem da continuidade que temos”.

Apesar do sucesso da Williams em 2014 ter se devido em grande parte à unidade de potência da Mercedes, Symonds destacou que o progresso conseguido foi consequência de algo muito mais amplo do que apenas o motor.

“Não foi só a unidade de potência”, disse ele. “Em 2013, tivemos o mesmo motor dos campeões mundiais e terminamos em nono. Houve muitas novidades (em 2014). A unidade de potência obviamente foi a mais significativa – mas coisas como o freio eletrônico e as novas regras aerodinâmicas foram bem mais importantes do que muitos acreditam”.

“Acho que nos saímos bem em tudo isso. Nosso sistema de freio eletrônico não deu absolutamente nenhum problema. Nossos pilotos nem sequer sabiam que ele estava lá. Essa foi a qualidade da engenharia que conseguimos ter em 2014”.

Ele acrescentou: “Nunca há um único segredo. O importante é realmente fazer tudo funcionar junto, e não apenas no sentido técnico, mas também no operacional. Como equipe, nós melhoramos incomensuravelmente durante o inverno e ao longo do ano”.

“Isso é ilustrado por coisas simples como pit-stops. Em 2013, um pit-stop da Williams era realmente uma preocupação! Durante 2014, nós fizemos a parada mais rápida do fim de semana várias vezes – elas foram regularmente boas e mostraram como a equipe se desenvolveu. No final da temporada, estávamos andando na frente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.