F1 – Whitmarsh: FIA precisa fazer parte do novo Pacto de Concórdia

segunda-feira, 16 de julho de 2012 às 12:21

f111-whitmarsh-mclaren350As equipes da Fórmula 1 e o detentor dos direitos comerciais da categoria, Bernie Ecclestone, precisam garantir que a FIA faça parta do Pacto de Concórdia quando ele estiver em vigor a partir do início do próximo ano. Essa é a opinião do chefe da McLaren, Martin Whitmarsh.

“Você pode ter um acordo puramente comercial, mas se está competindo em um campeonato da FIA, as coisas podem se tornar confusas se não houver um acordo entre as três partes”, declarou Whitmarsh ao site Autosport.

“Acho que seria bom ter um acordo envolvendo todas as equipes, o detentor dos direitos comerciais e a FIA. Espero que possamos trabalhar nesse sentido”.

Os comentários de Whitmarsh ocorrem após sugestões de Ecclestone que a base do novo Pacto de Concórdia poderá ser diferente, com as equipes, e não a FIA, escrevendo o regulamento. O andamento das negociações atuais – com Ecclestone tentando assinar com todas as equipes antes de tentar um acordo com a FIA – também é uma mudança em relação a como as coisas foram feitas no passado.

Contudo, Whitmarsh não vê nenhuma razão para que Ecclestone não envolva a FIA em um acordo final. “No passado, o mecanismo das negociações era um processo simultâneo, que significava que todos nós assinávamos juntos. Mas não é como algumas equipes e o detentor dos direitos comerciais estão lidando com isso. Tem sido feito de uma maneira gradual”.

“A maioria das equipes já assinou, e aquelas que ainda não o fizeram estão perto de assinar, e creio que Bernie sente que está próximo de fechar um acordo com as equipes restantes e com a FIA. Nós precisamos juntar tudo em um acordo comum”.

LS – www.autoracing.com.br 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.