F1 – Whiting admite possível mudança nas regras do escapamento para 2013

sexta-feira, 6 de abril de 2012 às 12:40

c whitingCharlie Whiting admitiu que a FIA provavelmente terá de mudar mais uma vez as regras do escapamento para 2013.

Sob a liderança de Whiting, delegado técnico, a FIA restringiu fortemente os difusores soprados que haviam se tornado comuns no ano passado. As novas regras do escapamento e as restrições no mapeamento do motor tornaram bem mais difícil para as equipes alcançar o efeito aerodinâmico dos gases produzidos pelo motor.

“Sabemos que as equipes farão o possível para direcionar os gases de escape para a área desejada”, disse Whiting na revista Inmotion da FIA. “Creio que o efeito será 20 por cento do que eles tinham antes”.

Whiting sugeriu que as regras de 2013 serão ainda mais rígidas. “Suspeito que teremos de tentar novamente em 2013”.

Contudo, ele admitiu que as coisas não podem ser desfeitas. Referindo-se ao jato de alta velocidade dos gases saindo do escapamento perto de superfícies aerodinâmicas, Aldo Costa, da Mercedes, confirmou à Auto Motor und Sport da Alemanha: “Você não pode ignorar um presente como esse”.

Whiting explicou: “É um caso clássico de ser impossível desaprender as coisas depois que elas foram inventadas. Os engenheiros sabem que há benefícios e que ainda existe algum espaço para desenvolvimento nessa área. E não podemos apagar a memória dos engenheiros como um computador, podemos?”

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.