F1 – Villeneuve: Vettel não terá chances contra Leclerc em 2020

sexta-feira, 4 de outubro de 2019 às 14:04

Jacques Villeneuve

Villeneuve vê Vettel 2020 sem chance contra Leclerc – “É uma lei neste esporte”.

Dentro da equipe da Ferrari, Charles Leclerc parece estar lentamente ganhando vantagem contra Sebastian Vettel. O monegasco é considerado o próximo campeão mundial por muitos, enquanto a estrela de Vettel está afundando gradualmente. Leclerc ganhou as manchetes com suas vitórias em Spa e Monza e vem derrotando Vettel em todas as classificações desde o GP do Canadá.

Em seu primeiro ano na Ferrari, ele já está 21 pontos à frente do quatro vezes campeão do mundo. E, quem acreditar no ex-campeão mundial Jacques Villeneuve, o duelo em 2020 será ainda mais favorável ao jovem. Vettel não tem chance: “Não, porque a energia não está certa”, disse o canadense ao site alemão Motorsport-Total.

Mas isso se deve menos ao próprio Vettel do que à energia ao seu redor. “Todo mundo quer Leclerc, Leclerc, Leclerc. A mídia, os fãs … E não há nada que você possa fazer sobre isso”, disse Villeneuve. “Não importa o quão bem você guia. Você está do lado errado da energia. E se for esse o caso, você sofre por um tempo. Essa é uma lei nesse esporte.”

Desde as duas corridas após as férias de verão, Leclerc tem sido o novo favorito dos fãs da Ferrari. Na Bélgica, ele conquistou a tão esperada primeira vitória da temporada da Ferrari e em Monza, uma semana depois, a ainda mais esperada vitória em casa na Itália – algo que Vettel não havia conseguido em todo o seu tempo na Scuderia.

A descida do bicampeão mundial começou há um ano na corrida de Hockenheim, de acordo com Villeneuve. Liderando a corrida, o alemão errou sozinho e bateu de leva sua Ferrari nas barreiras de proteção. Parece que ele entrou numa espiral negativa desde então. Por mais de um ano após o GP da Bélgica de 2018, Vettel teve que esperar por uma vitória – e isso aconteceu em Cingapura, graças a um undercut para se defender de Verstappen que circunstancialmente o colocou à frente de Leclerc.

Villeneuve pode muito bem imaginar que em Hockenheim Vettel mergulhou numa crise: “Claro, porque você está cometendo um erro que sabe que tem toda a culpa. Isso provavelmente mudou todo aquele o campeonato – psicologicamente também ”, disse ele.

O mesmo já havia acontecido no ano anterior em Cingapura, quando houve uma colisão com o companheiro de equipe Kimi Raikkonen e Max Verstappen na largada. “Toda a mídia e fãs falaram e falam sobre isso, então você sente a pressão. Claro que isso tem um impacto”, disse Villeneuve.

Mas alguns sugeriram que o conceito SF90, em particular, não se encaixaria no estilo de pilotagem de Vettel, por isso ele estaria ficando para trás contra Leclerc. Mas Villeneuve discorda: “Não tem nada a ver com o conceito do carro. O carro foi projetado com o feedback de Vettel e Raikkonen – não de Leclerc. “Então ele tem sua parte no desenho deste carro.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.