F1 – Villeneuve: Honda vai prejudicar a Toro Rosso

Toro Rosso

Toro Rosso

A Toro Rosso poderá pagar o preço no futuro próximo por assumir os motores da Honda, segundo o campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve. Com a Honda se separando da McLaren, a Toro Rosso se tornará sua equipe de trabalho em um contrato de três anos a partir de 2018.

Enquanto a McLaren recebeu na região de 100 milhões de dólares por ano da Honda como parte de seu acordo, entende-se que a Toro Rosso não receberá a mesma injeção de caixa. A Honda fornecerá motores gratuitos, proporcionando, portanto, um ganho financeiro líquido para a equipe júnior da Red Bull.

Mas Villeneuve – que fez parte de um programa de fábrica da Honda com a BAR de 2000-03 – argumentou que nem mesmo os motores gratuitos compensariam os problemas que a Toro Rosso poderia ter, dada a experiência com a McLaren desde 2015.

“É como se as equipes começassem a adotar pilotos pagantes lentos. Dois anos depois, eles estão mortos”, disse ele. “Você precisa ter cuidado. A McLaren sobreviveu porque é a McLaren. Agora estamos falando da Toro Rosso.

“É uma grande aposta, a menos que alguém faça o motor e a Honda coloque seu nome nele, o que é possível, eu acho. Eu não entendo a Toro Rosso. Eles viram o que aconteceu há três anos. Como eles podem imaginar que isso vai ajudá-los?”, questionou o canadense.

Acredita-se que a Honda não tenha a intenção de conseguir uma fabricante rival para construir um mecanismo que possa ser usado e está totalmente focada no desenvolvimento de sua própria unidade de especificação 2018, que será uma evolução do projeto atual.

A falta de confiabilidade e a falta de desempenho durante os três anos em que trabalhou com a McLaren foram os principais motivos para a dissolução da parceria. A Honda está esperançosa em uma recuperação de desempenho em 2018, tendo feito ganhos este ano.

Mas quando perguntou se ele sentia que a Honda poderia virar as coisas, Villeneuve respondeu: “Por quê? Já vimos algo para sugerir? Eles precisam de um novo motor. Todo o projeto foi errado. Precisa ser uma mudança completa. Se você a fizer em uma pequena equipe como a Toro Rosso, isso fica ainda mais difícil”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.