F1 – Viajando para assistir o GP da Malásia em Sepang

Circuito de Sepang - Malásia

Circuito de Sepang – Malásia

Viajar para a Malásia para acompanhar o próximo GP de Fórmula 1, marcado para 2 de outubro, é emocionante por inumeráveis motivos. A Península, localizada no Sudeste Asiático, reserva aos turistas belezas exóticas, natureza exuberante, belas praias, diferentes etnias, cultura, arte, religião, culinária, e outras atividades encantadoras, que fazem o roteiro valer cada minuto.

Não há conexões diretas entre Brasil e Malásia, mas existem várias companhias que fazem o trajeto com escalas, como Qatar, KLM e Emirates. A viagem dura, em média, 24 horas. Os visitantes que pretendem assistir ao GP Fórmula 1 podem se hospedar em Sepang ou em Kuala Lumpur, capital e maior cidade do país. Sepang está localizada a pouco mais de 50 km ao sul da capital, justamente onde fica o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur.

A melhor opção para locomoção é o aluguel de carro, tanto para se deslocar para o autódromo quanto para os passeios, que ficam em regiões distantes umas das outras. Opções de hospedagem também não faltam, diversos hotéis de rede com acomodações cinco estrelas e opções mais econômicas estão disponíveis no lugar.

Circuito Internacional de Sepang
O Grande Prêmio da Malásia está no calendário da Fórmula 1 desde 1999, quando foi inaugurado o Circuito Internacional de Sepang. O autódromo está entre a nova geração de projetos e traz o que há de mais moderno no que se refere ao traçado da pista, arquibancadas e instalações.

Arquibancada nas retas de Sepang

Arquibancada nas retas de Sepang

O Circuito de Sepang abriga a Fórmula 1 e a MotoGP anualmente, desde sua inauguração. Foi projetado pelo experiente arquiteto alemão Hermann Tilke, responsável também pelo circuito austríaco Red Bull Ring e outros. Nos 5,5km de pista, as principais características são a largura, uma das maiores da Fórmula 1; as curvas que exigem redução da velocidade; e as duas grandes retas paralelas de alta velocidade. Mas o que chama atenção, principalmente dos fãs de automobilismo é a arquibancada: projetada entre os retões, permite uma visão panorâmica de todo o circuito e tem capacidade para 130 mil pessoas.

Calendário do GP Malásia de Fórmula 1 – Sepang
29 de Setembro, quinta-feira: Treino Livre 1 / 23h – 00h30
30 de Setembro, sexta-feira: Treino Livre 2 / 03h – 04h30
01 de Outubro, sábado: Treino Livre 3 / 03h – 04h
01 de Outubro, sábado: Classificação / 06h
02 de Outubro, domingo: Corrida / 04h

Atrativos turísticos da região
Vale a pena esticar a viagem para visitar os pontos turísticos da capital e das locais próximos. Entre os mais famosos estão o complexo Batu Caves, a 13 km de Kuala Lumpur. Cavernas com formação geológica de mais de 400 milhões de anos abrigam o templo Hindu Murugan com sua estátua dourada de 42 metros de altura.

Templo Hindu Murugan

Templo Hindu Murugan

Cartão postal da cidade, as gigantescas torres gêmeas Petronas Tower de 452 m de altura cada uma, representam a arquitetura moderna da Malásia. City Gallery é passagem obrigatória para os turistas ficarem por dentro do que acontece na capital e cidades vizinhas.

Torres Gêmeas Petronas

Torres Gêmeas Petronas

O Central Market é o melhor lugar para encontrar o típico artesanato e fazer a famosa massagem de peixe. Próxima está Merdeka Square, a praça central cercada por edifícios históricos, passagem obrigatória; cinco minutos dalí está o bairro Chinatown, com opções de compras e barracas de comida típica.

Masjid Jamek, a mesquita mais antiga da capital e a Mesquita Nacional, de arquitetura arrojada, são pontos turísticos muito interessantes. Na cidade ainda vale colocar no roteiro o National Museum, Islamic art Museum e Lake Gardens.

Em relação aos eventos, o GP da Malásia de Fórmula 1, em Sepang; o Malaysia Fest, no mês de maio; o KL Festival, em julho; e o Ano Novo Chinês são os mais badalados.

Mais informações sobre a Malásia
Clima: Úmido, chuvoso e quente praticamente o ano todo;
Línguas: Malaiochinês e inglês (importante para os viajantes);
Moeda: Ringgit;
Visto: Não é necessário;
Saúde: Certificado internacional de vacinação contra febre amarela.

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que contenham ofensas não serão aprovados pelo moderador.