F1 – Vettel vence o GP de Cingapura

domingo, 23 de setembro de 2012 às 11:07

Sebastian Vettel finalmente conquistou sua segunda vitória na temporada 2012 da Fórmula 1, no GP de Cingapura. O piloto da Red Bull se beneficiou quando a McLaren de Lewis Hamilton sofreu uma falha na caixa de câmbio enquanto ocupava a liderança.

Jenson Button chegou em segundo com a outra McLaren, com o terceiro lugar de Fernando Alonso mantendo a vantagem do piloto da Ferrari no campeonato mundial. Pastor Maldonado, que largou na primeira fila, foi obrigado a abandonar com uma falha hidráulica, após lutar com Alonso pelo último degrau do pódio.

Hamilton e Vettel andaram próximos antes do problema da McLaren, porém o britânico parecia ter tudo sob controle. Button ficou para trás a princípio, antes de recuperar algum terreno devido ao fato de ter uma longevidade melhor dos pneus do que aqueles à sua frente.

Vettel fez sua primeira parada duas voltas antes de Hamilton, e apesar de a estratégia ter parecido errada inicialmente, já que ele ficou preso no tráfego, seu ritmo com pista livre e pneus novos foi suficiente para recuperar todo o tempo perdido e mantê-lo entre as McLarens.

Essa posição se tornou a liderança na volta 22, quando o carro de Hamilton parou com uma falha na caixa de câmbio. Button então se manteve perto de Vettel até a bandeirada, mas a liderança da Red Bull nunca pareceu realmente ameaçada.

Vettel manteve a tranquilidade nos dois períodos de safety car no meio da prova: o primeiro quando Narain Karthikeyan bateu sua HRT nas barreiras da entrada do túnel, e o segundo quando Michael Schumacher bateu em Jean-Eric Vergne na volta da relargada.

Esses períodos definiram a batalha pelo terceiro posto. Quando Maldonado, que havia caído de segundo para quarto na largada, parou pela segunda vez durante o primeiro safety car, ele voltou em 10º, enquanto Alonso continuou na pista e subiu para terceiro. Essa decisão provavelmente garantiu o lugar para a Ferrari antes mesmo de a Williams mandar Maldonado parar por causa de um problema hidráulico antes da bandeira verde.

Paul di Resta obteve uma excelente quarta colocação para a Force India, superando Nico Rosberg, da Mercedes. A Lotus salvou o sexto e o sétimo lugares com Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, respectivamente, em seu fim de semana menos competitivo de 2012 até agora.

Felipe Massa, da Ferrari, teve um furo de pneu na primeira volta, mas se recuperou de modo impressionante para assegurar a oitava posição. Ele ultrapassou Bruno Senna com uma manobra incrível, tocando na Williams e no muro antes de chegar de lado à curva 13, mas já na frente.

O momento do safety car prejudicou a estratégia de Mark Webber, e o melhor que ele pôde fazer foi lutar para terminar em 10º, colado em Daniel Ricciardo.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo
1. de Sebastian Vettel Red Bull 2:00:24.144
2. uk Jenson Button McLaren +8.900
3. es Fernando Alonso Ferrari +15.200
4. uk Paul di Resta Force India +19.000
5. de Nico Rosberg Mercedes +34.700
6. fi Kimi Räikkönen Lotus +35.700
7. fr Romain Grosjean Lotus +36.600
8. br Felipe Massa Ferrari +42.800
9. au Daniel Ricciardo Toro Rosso +47.100
10. au Mark Webber Red Bull +47.100
11. mx Sergio Perez Sauber +50.600
12. de Timo Glock Marussia +1:31.900
13. jp Kamui Kobayashi Sauber +1:37.100
14. de Nico Hülkenberg Force India +1:39.400
15. fi Heikki Kovalainen Caterham +1 volta
16. fr Charles Pic Marussia +1 volta
17. es Pedro de la Rosa HRT +1 volta
18. br Bruno Senna Williams +2 voltas
Abandonos
19. ru Vitaly Petrov Caterham +2 voltas
20. fr Jean-Eric Vergne Toro Rosso +21 voltas
21. de Michael Schumacher Mercedes +21 voltas
22. ve Pastor Maldonado Williams +23 voltas
23. in Narain Karthikeyan HRT +29 voltas
24. uk Lewis Hamilton McLaren +37 voltas

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.