F1 – Vettel vence fácil na Coréia; Red Bull é campeã nos construtores

domingo, 16 de outubro de 2011 às 7:42

F111-podioCoreia
Após uma corrida de “jejum”, Sebastian Vettel (Red Bull) fez as pazes com a vitória neste domingo no segundo GP da Coréia de F1, em Yeongam. Foi o seu décimo triunfo em 16 etapas em 2011, ele que ainda fez a volta mais rápida na última das 55 voltas.

De quebra, a Red Bull garantiu neste domingo o seu segundo título consecutivo de construtores. A equipe agora tem 140 pontos de vantagem sobre a McLaren, que não pode mais alcançá-la nas últimas três corridas do ano.

Na briga pelo segundo lugar, deu Lewis Hamilton (McLaren) sobre Mark Webber (Red Bull), com os dois completando o pódio. Logo atrás deles chegaram os outros dois pilotos que brigam pelo vice-campeonato, o  que resta neste final de temporada. Jenson Button (McLaren) foi quarto e Fernando Alonso (Ferrari) quinto.

Felipe Massa (Ferrari) foi o sexto colocado, outra vez prejudicado pela sua equipe nos pit stops. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) ultrapassou Nico Rosberg (Mercedes) no final para garantir o sétimo lugar. Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Paul di Resta (Force India) completaram a zona de pontuação.

Além de Massa, os outros dois brasileiros também chegaram ao final da corrida. Rubens Barrichello (Williams) ficou em 12º, tendo ultrapassado Bruno Senna na 50ª volta. O piloto da Renault, 13º, teve brigas acirradas com os dois carros da Sauber, terminando na frente de ambos.

As seis primeiras posições foram mantidas após a largada, com Hamilton na frente de Vettel. O alemão ultrapassou o inglês na reta oposta e partiu para a vitória, não sendo mais ameaçado em nenhum momento. Enquanto isso, Button caía de terceiro para sexto, superado por Webber, Massa e Alonso. Tudo isso na primeira volta.

Os pit stops dos líderes começaram na 13ª volta, com Button e Rosberg. O alemão foi mais rápido e saltou na frente, mas o inglês deu o troco na pista. Massa e Webber entraram na 14ª, Hamilton e Alonso na 15ª e Vettel na 16ª. As duas Ferraris ficaram para trás, com Button subindo para quarto e Rosberg para quinto.

O Safety Car foi acionado na 17ª volta. Vitaly Petrov (Renault) bateu com força na traseira de Michael Schumacher (Mercedes), sendo que os dois abandonaram. Alonso escapou por muito pouco de se envolver. O terceiro abandono do dia foi de Pastor Maldonado (Williams), com problemas mecânicos após cumprir uma punição.

Após quatro voltas foi dada a relargada. Rosberg foi perdendo terreno, acabou superado na 27ª volta por Massa e Alonso e antecipou o seu segundo e último pit stop. Webber partiu para cima de Hamilton enquanto Vettel fugia na frente.

Na 33ª volta, Hamilton e Webber fizeram suas paradas derradeiras, e o australiano foi com tudo para cima, chegando a ultrapassar o rival mas tomando o troco. Vettel, Massa e Button cumpriram suas obrigações nos boxes em seguida. Alonso foi o último a parar, na 37ª volta, e retornou na frente do colega de Ferrari.  

No último stint, Webber continuou azucrinando Hamilton até passá-lo na 49ª volta, mas outra vez não conseguiu superar. Button ficou na espreita e Alonso andou rápido para colar no grupo, mas não ocorreram mais alterações. Enquanto isso, Vettel passeava para vencer de novo.

A 17ª etapa da F1 acontece dentro de duas semanas. Será o GP inaugural da Índia.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo
1.  Sebastian Vettel Red Bull 1:38:01.994
2.  Lewis Hamilton McLaren +12.019
3.  Mark Webber Red Bull +12.477
4.  Jenson Button McLaren +14.694
5.  Fernando Alonso Ferrari +15.689
6.  Felipe Massa Ferrari +25.133
7.  Jaime Alguersuari Toro Rosso +49.538
8.  Nico Rosberg Mercedes +54.053
9.  Sebastien Buemi Toro Rosso +1:02.762
10.  Paul di Resta Force India +1:08.602
11.  Adrian Sutil Force India +1:11.229
12.  Rubens Barrichello Williams +1:33.068
13.  Bruno Senna Lotus Renault +1 volta
14.  Heikki Kovalainen Team Lotus +1 Lap
15.  Kamui Kobayashi Sauber +1 volta
16.  Sergio Perez Sauber +1 volta
17.  Jarno Trulli Team Lotus +1 volta
18.  Timo Glock Virgin +1 volta
19.  Daniel Ricciardo HRT +1 volta
20.  Jerome d` Ambrosio Virgin +1 volta
21.  Vitantonio Liuzzi HRT +3 voltas
Abandonos:
22.  Pastor Maldonado Williams +25 voltas
23.  Vitaly Petrov Lotus Renault +39 voltas
24.  Michael Schumacher Mercedes +40 voltas

Volta mais rápida: Vettel, na 55ª, 1min39s605

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.