F1 – Vettel vence com tranquilidade em Valencia

domingo, 26 de junho de 2011 às 13:37

f111-vettel-valencia-capacete615

Sebastian Vettel conquistou sua sexta vitória em oito corridas da temporada 2011 da Fórmula 1 no GP da Europa, disputado neste domingo no circuito de rua de Valencia.

O piloto da Red Bull largou na pole position e não foi ameaçado em nenhum momento ao longo das 57 voltas, cruzando a linha de chegada com uma vantagem de mais de 10s sobre Fernando Alonso, que obteve o segundo pódio da Ferrari no ano.

Mark Webber (Red Bull) completou o pódio depois de uma luta acirrada com o espanhol durante boa parte da prova. Lewis Hamilton chegou em quarto, com a McLaren não tendo o ritmo de corrida que esperava antes do evento.
Felipe Massa foi o quinto, após ser novamente prejudicado pelo trabalho ineficiente dos mecânicos da Ferrari em um de seus pit-stops. Jenson Button (McLaren) terminou em um discreto sexto lugar, à frente de Nico Rosberg (Mercedes).
Jaime Alguersuari (Toro Rosso) teve uma ótima atuação em sua corrida em casa e garantiu o oitavo lugar com apenas duas paradas, suportando a pressão de Adrian Sutil (Force India) no final. Nick Heidfeld (Renault) completou os dez primeiros e a zona de pontuação.
Vettel e Webber se mantiveram à frente na largada, mas quem saiu melhor foi Massa, que saltou de quinto no grid para terceiro antes da primeira curva. Entretanto, quando o brasileiro tentou atacar Webber para ganhar o segundo lugar, acabou sendo ultrapassado por fora por seu companheiro Alonso.
As McLarens não tiveram um bom início, já que Hamilton perdeu duas posições e caiu para quinto à frente de Rosberg e Button ficou preso atrás do alemão da Mercedes em sétimo. Contudo, após pressionar bastante, o inglês ultrapassou Rosberg por dentro na freada da curva 2 na abertura da sexta volta.
Não muito tempo depois, começaram os pit-stops; Heidfeld, Rubens Barrichello (Williams) e Kamui Kobayashi (Sauber) pararam na volta 12. Hamilton e Rosberg foram os primeiros entre os pilotos de ponta a entrar, na 13ª volta. Com a ordem restabelecida, a alteração mais significativa foi a troca de posições entre Hamilton e Massa, com o inglês ultrapassando o brasileiro.
A temporada problemática de Michael Schumacher teve mais um capítulo. Após ser facilmente ultrapassado por Hamilton, o piloto da Mercedes fez seu primeiro pit-stop na volta 18, e na saída, se tocou com Petrov e perdeu a asa dianteira. O alemão precisou retornar aos boxes e caiu para 18º.
Na 21ª volta, Alonso entusiasmou sua torcida ao fazer uma bela ultrapassagem sobre Webber para ganhar o segundo lugar. A Ferrari rapidamente abriu uma pequena vantagem sobre uma Red Bull e começou a tentar se aproximar da outra, mas o ritmo dos dois primeiros era muito parecido naquele momento.
Hamilton fez sua segunda parada na volta 24 e iniciou uma sequência de voltas mais rápidas, enquanto os líderes continuaram na pista por mais algum tempo. Webber entrou na 29ª passagem e Alonso na seguinte, com o australiano recuperando o segundo posto do espanhol. Vettel parou na volta 31 e manteve a liderança. Um pouco mais atrás, Button também fez seu segundo pit-stop.
Massa parou na 32ª volta e mais uma vez foi vítima do mau trabalho dos mecânicos da Ferrari. O brasileiro perdeu 8.6s para trocar os pneus, o que lhe custou qualquer chance de lutar por uma posição melhor.
Na volta 40, Rosberg ultrapassou Alguersuari e subiu para sétimo. O espanhol da Toro Rosso vinha fazendo uma ótima corrida, percorrendo mais de 40 voltas com apenas um pit-stop.
Webber e Hamilton deram início à terceira sequência de paradas na volta 43. Alonso entrou na 46 e voltou à frente de Webber, recuperando o segundo lugar. Vettel parou na 47 e manteve a ponta com tranquilidade. Massa e Button fizeram seus últimos pit-stops na 49.
As voltas restantes não trouxeram nenhuma alteração, com Vettel abrindo uma diferença confortável sobre Alonso – chegando inclusive a fazer a volta mais rápida na 53ª passagem – para assegurar mais uma vitória e aumentar sua vantagem na pontuação.
Classificação da prova:

Pos  Piloto        Equipe                           Tempo
 1.  Vettel        Red Bull-Renault           1h39:36.169
 2.  Alonso        Ferrari                    +    10.891
 3.  Webber        Red Bull-Renault           +    27.255
 4.  Hamilton      McLaren-Mercedes           +    46.190
 5.  Massa         Ferrari                    +    51.705
 6.  Button        McLaren-Mercedes           +  1:00.000
 7.  Rosberg       Mercedes                   +  1:38.000
 8.  Alguersuari   Toro Rosso-Ferrari         +   1 volta
 9.  Sutil         Force India-Mercedes       +   1 volta
10.  Heidfeld      Renault                    +   1 volta
11.  Perez         Sauber-Ferrari             +   1 volta
12.  Barrichello   Williams-Cosworth          +   1 volta
13.  Buemi         Toro Rosso-Ferrari         +   1 volta
14.  Di Resta      Force India-Mercedes       +   1 volta
15.  Petrov        Renault                    +   1 volta
16.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +   1 volta
17.  Schumacher    Mercedes                   +   1 volta
18.  Maldonado     Williams-Cosworth          +   1 volta
19.  Kovalainen    Lotus-Renault              +  2 voltas
20.  Trulli        Lotus-Renault              +  2 voltas
21.  Glock         Virgin-Cosworth            +  2 voltas
22.  D'Ambrosio    Virgin-Cosworth            +  2 voltas
23.  Liuzzi        HRT-Cosworth               +  3 voltas
24.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               +  3 voltas


LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.