F1 – Vettel vai virar segundo piloto da Ferrari?

Sebastian Vettel – Spa 2019

Vettel foi P4 na Bélgica e tomou tempo de Leclerc na classificação pela sexta vez consecutiva. E agora a Ferrari quer a vitória em casa na Itália neste fim de semana.

A Ferrari analisará os problemas que Sebastian Vettel enfrentou no GP da Bélgica, na tentativa de ajudar o tetracampeão do mundo a se recuperar no GP da Itália em Monza.

Vettel não foi páreo para Charles Leclerc em Spa, classificando-se 0,7s atrás de seu companheiro de equipe e sendo derrotado por ambos os pilotos da Mercedes na corrida, com o desgaste elevado dos pneus o forçando a uma estratégia de duas paradas.

Enquanto Leclerc já registrou a primeira vitória da Ferrari em 2019, a seca de Vettel se estendeu para além de um ano inteiro.

“Temos que entender por que meu carro teve uma degradação tão alta dos pneus e faremos uma análise completa da situação para entender as razões pelas quais não me senti confortável”, disse Vettel na noite de domingo.

“Definitivamente, não foi um ótimo final de semana para mim, mas foi um ótimo final de semana para a equipe e essa é a principal coisa”.

A vantagem competitiva de Leclerc sobre Vettel tornou-se uma tendência recentemente, principalmente na classificação – onde o jovem de 21 anos agora superou Vettel por seis eventos consecutivos.

Para um piloto que normalmente é gentil com seus pneus nas distâncias mais longas, a Ferrari deseja entender por que o SF90 de Vettel estava relativamente fora do ritmo no domingo.

“Certamente Sebastian lutou na corrida com a degradação dos pneus”, disse o chefe da equipe Mattia Binotto.

“Seb normalmente é bom em gerenciar os pneus nas primeiras voltas de um stint.”

“Portanto, é algo que cuidaremos para entender e analisar”.

A fim de se proteger contra um undercut da Mercedes no primeiro stint, a Ferrari trocou os pneus de Vettel em primeiro lugar. Com a vantagem dos pneus novos, Vettel conseguiu andar mais rápido e ficar à frente de Leclerc no meio da corrida, quando o monegasco voltou de sua troca de pneus.

Mas Vettel foi orientado a deixar seu companheiro passar quando Leclerc rapidamente chegou nele, o que o alemão fez imediatamente.

A partir daí o que restava a Vettel era segurar Hamilton o máximo que pudesse.

“Não consegui segurá-lo por muito tempo. Eu estava lutando nas curvas que lhe permitiam chegar perto, e tudo o que eu podia tentar era dar uma folga a Charles”, disse Vettel, que crucialmente segurou Hamilton por várias voltas.

A degradação dos pneus de Vettel ajuda a entender porquê ele andou mal na corrida, apesar que a quantidade enorme de pequenos erros cometidos durante a prova também foi um fator tão ou mais importante. Mas e os 7 décimos que ele tomou de Leclerc numa única volta voadora no Q3?

Os problemas de Vettel parecem ir muito além de degradação de pneus. Ele simplesmente não está conseguindo mais tirar do carro o mesmo que Leclerc vem conseguindo. Nem em corrida e muito menos em classificação.

No começo da temporada, quando a Ferrari estava apostando todas as fichas no alemão, Leclerc recebeu ordens da Ferrari para não atacar ou deixar Vettel ultrapassá-lo em pelo menos quatro corridas.

Agora foi a vez de Vettel, que fez um ótimo trabalho de segundo piloto na Bélgica.

Nico Rosberg, hoje comentarista de F1 acusado de sempre criticar Hamilton, dessa vez não perdoou seu compatriota da Ferrari:

“Pobre Vettel, quero dizer, ele teve que fazer o papel de Barrichello nessa corrida, quer dizer, você sabe, deixando seu companheiro de equipe passar e ajudando-o depois”, disse Rosberg em seu vlog de análise de corrida.

“Incrível para um tetracampeão do mundo, impressionante”.

“Vamos ver como isso se desenrola para Vettel, mas ele não ficará muito feliz, com certeza. Como eu disse no meu vídeo pós-classificação, Vettel estava apenas lutando com a Ferrari no momento, especialmente com a traseira porque ela parecia muito nervosa”, acrescentou Rosberg.

Será que Vettel fará o papel de segundo piloto de novo em Monza e/ou nas outras corridas, caso seja necessário?

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.