F1 – Vettel perde a calma com o fim da superioridade da Red Bull

segunda-feira, 26 de março de 2012 às 13:17

F112-vettel-malasia-sabado-rosto350Após a quase perfeição de 2011, o bicampeão mundial Sebastian Vettel perdeu a calma na Malásia. Ele colidiu com o retardatário Narain Karthikeyan e se irritou com o indiano, mostrando-lhe o dedo médio pelo menos duas vezes.

Depois da corrida, ele declarou ao jornal Bild da Alemanha: “Acho que alguns pilotos são dominados pela situação e não veem onde seu carro está. Você precisa questionar se pilotar um carro é o trabalho certo para eles”.

Também há aqueles que acreditam que Vettel ignorou deliberadamente as múltiplas mensagens de rádio da Red Bull lhe pedindo para abandonar – por causa da alta temperatura dos freios – no final da prova para que pudesse ter uma caixa de câmbio nova na China.

Ele argumenta que seu rádio não funcionou, mas também disse ao jornal Welt: “Acho que eu deveria ter entrado, mas creio que, se for possível, você deve ir até o final da corrida. É claro que pode poupar o carro, mas eu queria ver a bandeira quadriculada”.

O alemão acabou não pontuando na Malásia e está apenas em sexto lugar no campeonato de pilotos. O chefe da Red Bull, Christian Horner, não está muito preocupado.

“A McLaren perdeu mais do que nós aqui”, disse ele. “No momento, eles têm o pacote mais rápido, e mesmo assim só marcaram três pontos a mais do que nós. Podemos aceitar a vitória da Ferrari e o segundo lugar da Sauber”.

De qualquer maneira, a situação é bem diferente da do ano passado para Vettel.

“Em termos de estatísticas, ele já está entre os melhores da história da Fórmula 1”, escreveu Livio Oricchio no jornal O Estado de S. Paulo. “Mas este foi um exemplo de sua falta de eficiência quando está no meio do pelotão e precisa ganhar posições. Ele é um ótimo piloto, mas ainda tem de melhorar nesse aspecto. Karthikeyan foi punido, mas a minha opinião é que Vettel poderia ter evitado o acidente”.

Enquanto isso, Jaime Alguersuari acredita que o único fator é a perda de superioridade da Red Bull.

“O fim dos difusores soprados custou à Red Bull sua mágica”, disse o ex-piloto da Toro Rosso ao jornal Mundo Deportivo. “Vettel estava, quase literalmente, passeando nas corridas (do ano passado), mas agora, as soluções aerodinâmicas no pelotão estão muito parecidas. Muitos disseram que ele (Vettel) fez um milagre, que tinha talentos divinos, mas outros sabiam que se devia à superioridade técnica de seu carro”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.