F1 – Vettel o mais rápido no penúltimo dia de testes

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel estabeleceu um ritmo recorde no penúltimo dia dos testes de pré-temporada de Fórmula 1 no Circuito de Barcelona-Catalunha, quando as equipes começaram a mudar o foco para as corridas de desempenho.

A maior parte dos tempos rápidos veio durante a sessão da manhã, com muitos usando os pneus hiper macios, já que a maioria das equipes acumulou mais quilometragem, realizando simulações de corrida.

Todas as 10 equipes completaram mais de 100 voltas durante um dia relativamente sem problemas em condições de calor e nublado na Espanha, com o ritmo de Vettel, chamando a atenção antes do almoço.

Vettel completou uma série de stints no pneu de banda rosa, geralmente alternando entre voltas rápidas e voltas lentas, e gradualmente aumentou seu ritmo, tornando-se o primeiro piloto a ficar no 1m17s.

Vettel terminou sua sequência de stints com um melhor tempo total de volta de 1m17.182s, quase nove décimos mais rápido do que o recorde não oficial de Daniel Ricciardo, alcançado na quarta-feira.

No entanto, se Vettel conseguisse somar seus três melhores setores em uma única volta, ele teria marcado 1m17.026s.

Enquanto a Ferrari optou por usar os pneus hiper macios, a Mercedes e a Red Bull evitavam marcar tempos rápidos, e os campeões reinantes optaram por não usar o composto mais macio no teste.

Valtteri Bottas (manhã) e Lewis Hamilton (tarde) dividiram o dia, concentrando-se em stints mais longos no W09, quando o britânico superou seu companheiro de equipe para ocupar o oitavo lugar, com suas melhores voltas em pneus médios.

As “três grandes” acumularam grande quilometragem substancial, com Hamilton e Bottas combinando para completar 181, enquanto Vettel fez um gigantesco 188, com sua sequência no treino de largada levando-o acima do total de 187 de Verstappen.

Verstappen terminou o dia no 12º lugar, enquanto o RB14 foi usado principalmente em stints longos.

Kevin Magnussen de Haas usou super macios para ficar em segundo lugar, embora 1,178s atrás de Vettel, enquanto Pierre Gasly foi o terceiro mais rápido, apenas 0,003s atrás do dinamarquês, com hiper macios.

Gasly completou 169 voltas no STR13, em outro dia produtivo para a parceria com a Honda.

A dupla da Renault Nico Hulkenberg (manhã) e Carlos Sainz (tarde) ficaram em quarto e quinto, separados por apenas 0,050s, já que ambos testaram os pneus hiper macios.

Após dois dias de corrida afetados por falhas mecânicas, Stoffel Vandoorne adicionou quilometragem muito necessária ao MCL33, completando 151 voltas, apesar de perder quase duas horas pela manhã.

Vandoorne usou os hiper macios para terminar em sexto, na frente de Marcus Ericsson, que causou a única bandeira vermelha do dia quando rodou com o Sauber e foi para a brita na curva 4 na penúltima hora.

Ericsson, no entanto, foi capaz de retornar ao circuito antes do final da ação do dia.

Robert Kubica entrou no cockpit do Williams para a sessão da manhã e completou o Top 10, à frente do Sergio Perez da Force India, o mencionado Verstappen e Lance Stroll, que assumiram o volante do polonês à tarde.

A Williams completou a menor quilometragem de qualquer equipe na quinta-feira, mas o total combinado da Kubica e Stroll ainda ultrapassou duas distâncias de um Grande Prêmio, destacando o trabalho realizado por todo o paddock.

Tabela de Tempos

Pos. Piloto Equipe Tempo
1 Sebastian Vettel Ferrari 1m17.182s
2 Kevin Magnussen Haas 1m18.360s
3 Pierre Gasly Toro Rosso 1m18.363s
4 Nico Hulkenberg Renault 1m18.675s
5 Carlos Sainz Renault 1m18.725s
6 Stoffel Vandoorne McLaren 1m18.855s
7 Marcus Ericsson Sauber 1m19.244s
8 Valtteri Bottas Mercedes 1m19.532s
9 Lewis Hamilton Mercedes 1m19.575s
10 Robert Kubica Williams 1m19.629s
11 Sergio Perez Force India 1m19.634s
12 Max Verstappen Red Bull 1m19.842s
13 Lance Stroll Williams 1m20.262s

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.