F1 – Vettel lidera dobradinha da Red Bull no GP da Malásia

domingo, 24 de março de 2013 às 6:46

Webber e Vettel no pódio

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

Domínio da Red Bull no GP da Malásia, a segunda etapa da Formula 1 em 2013. Sebastian Vettel obteve a sua primeira vitória na temporada, e com isso assume também a liderança do campeonato.

Mark Webber completou a dobradinha da equipe, tendo liderado a maior parte da prova. O australiano foi ultrapassado pelo alemão na 46ª das 56 voltas, na manobra que decidiu o resultado final. A disputa rendeu uma animosidade entre os dois colegas no pódio.

As Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg apareceram na sequência e acompanharam de perto os carros da Red Bull ao longo de todo o tempo. Nas voltas finais o inglês foi fortemente pressionado pelo alemão, mas as posições não se alteraram, já que a equipe ordenou via rádio que os carros deveriam ser “trazidos para casa”.

Felipe Massa foi quinto colocado, sem conseguir acompanhar o ritmo dos quatro primeiros. Seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, abandonou na segunda volta ao perder sua asa dianteira, resultado de um toque com Vettel na largada.

As Lotus, assim como ocorreu na Austrália, fizeram uma parada nos boxes a menos do que as principais equipes, três contra quatro. Romain Grosjean chegou na sexta posição, seguido por Kimi Raikkonen. Nico Hulkenberg (Sauber), Sergio Perez (McLaren) e Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) completaram a zona de pontuação.

A prova começou com pista molhada e todos os pilotos com pneus intermediários. Vettel se manteve em primeiro e Alonso pulou para segundo. Ambos se tocaram de leve e o espanhol passou a ser pressionado por Webber, até perder totalmente o bico e parar na área de escape no começo da segunda volta. Massa chegou a cair para sétimo, depois foi para sexto com o abandono do colega. A ordem passou a ser: Vettel, Webber, Hamilton, Button, Rosberg e Massa.

Na terceira volta Rosberg superou Button. Com a pista secando, os pilotos logo na sexta volta começaram a parar para trocar pneus, começando com Vettel e Massa. Webber, Hamilton e Button entraram na oitava e Rosberg na nona. Um fato curioso aconteceu com Hamilton, que parou por engano nos boxes de sua antiga equipe, a McLaren.

Webber, com pneus duros enquanto a maioria dos demais pilotos calçava médios, assumiu a liderança com Vettel logo atrás. O australiano, no entanto, foi o primeiro a fazer o segundo pit stop, logo na 20ª volta. Massa e Grosjean entraram na 21ª, Hamilton, Button e Raikkonen na 22ª, Vettel e Rosberg na 23ª. Massa e Vettel colocaram compostos duros, ao contrário dos demais. Os dois carros da Force India abandonaram nesse período, com problemas nas rodas.

Hamilton fez sua terceira parada na 31ª volta, uma antes de Webber e Rosberg. Vettel parou na 33ª e Massa na 34ª volta, todos colocando pneus duros. Button, que ficou mais tempo na pista, chegou a liderar mas logo foi ultrapassado por Webber, entrando em seguida. No entanto, uma roda mal apertada em sua McLaren o fez perder muito tempo, e inclusive o fez abandonar nas voltas finais. Pastor Maldonado (Williams) e Daniel Ricciardo (Toro Rosso) também não chegaram ao final.

A esta altura Hamilton aparecia em segundo, mas Vettel o superou na 39ª volta. Massa era quinto, bem atrás de Rosberg.  O inglês inclusive inaugurou a quarta rodada de pit stops na 42ª volta. Vettel e Rosberg entraram na 43ª e Webber na 44ª, este colocando compostos duros, enquanto os rivais calçaram médios. Na 45ª volta Rosberg chegou a ultrapassar Hamilton, mas levou o troco e os dois tiveram que manter suas posições até o final.

Massa parou pela quarta vez na 47ª volta. Regressou em oitavo, mas ultrapassou Perez, Raikkonen e Grosjean para se posicionar em quinto. Hulkenberg tomou a oitava posição de Perez, enquanto as Red Bulls duelavam na frente. Após muito pressionar, em uma disputa muito dura, Vettel conseguiu passar para a frente restando 10 voltas para o final, e depois foi aumentando a sua vantagem.

A terceira etapa acontece dentro de três semanas, no dia 14 de abril, em Xangai (China).

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/Dif.
1. de Sebastian Vettel Red Bull 1:38:56.681
2. au Mark Webber Red Bull +4.298
3. uk Lewis Hamilton Mercedes +12.181
4. de Nico Rosberg Mercedes +12.640
5. br Felipe Massa Ferrari +25.648
6. fr Romain Grosjean Lotus +35.564
7. fi Kimi Räikkönen Lotus +48.479
8. de Nico Hülkenberg Sauber +53.044
9. mx Sergio Perez McLaren +1:12.357
10. fr Jean-Eric Vergne Toro Rosso +1:27.124
11. fi Valtteri Bottas Williams +1:28.610
12. mx Esteban Gutiérrez Sauber +1 volta
13. fr Jules Bianchi Marussia +1 volta
14. fr Charles Pic Caterham +1 volta
15. nl Giedo van der Garde Caterham +1 volta
16. uk Max Chilton Marussia +2 voltas
Abandonos
17. uk Jenson Button McLaren +3 voltas
18. au Daniel Ricciardo Toro Rosso +5 voltas
19. ve Pastor Maldonado Williams +11 voltas
20. de Adrian Sutil Force India +29 voltas
21. uk Paul di Resta Force India +34 voltas
22. es Fernando Alonso Ferrari +55 voltas

Volta mais rápida: Perez, 1min39s199

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.