F1 – Vettel é tricampeão mundial; Button vence o GP do Brasil

domingo, 25 de novembro de 2012 às 15:49

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel conquistou seu terceiro título mundial consecutivo na Fórmula 1 ao chegar em sexto em um emocionante GP do Brasil vencido por Jenson Button.

O rival de Vettel no campeonato, Fernando Alonso, terminou em segundo no evento, que foi liderado por Nico Hulkenberg durante um bom tempo até que a Force India colidiu com Lewis Hamilton.

Apesar de Vettel ter se envolvido em uma batida na primeira volta e perdido tempo nos pits, ele ainda conseguiu uma recuperação suficiente para garantir que nem mesmo o segundo posto de Alonso pudesse tirar o título do piloto da Red Bull ao final de uma temporada épica. O companheiro de Alonso na Ferrari, Felipe Massa, terminou em terceiro.

A tarde de Vettel começou complicada por causa de uma largada cautelosa que o deixou em sétimo, enquanto Alonso subiu para quinto. Com o pelotão agrupado na Descida do Lago, Vettel se tocou com Bruno Senna, com a Red Bull rodando e também atingindo Sergio Perez.

A Sauber e a Williams abandonaram, mas Vettel conseguiu continuar apesar de vários danos em seu carro. Ele se recuperou de modo impressionante, subindo de 22º para sétimo em oito voltas.

Enquanto isso, Alonso subia para o terceiro lugar, ultrapassando Massa e Mark Webber de uma vez na freada do S do Senna. Porém, um erro no mesmo ponto duas voltas depois fez Alonso perder uma colocação para Hulkenberg, que havia se livrado rapidamente de Webber e Massa.

As McLarens ainda lideravam, com Button pressionando Hamilton enquanto a chuva apertava. As condições cada vez mais difíceis levaram todos, com exceção de Button e Hulkenberg, a entrar nos pits para colocar pneus intermediários.

Inicialmente, isso colocou Alonso e Vettel em 12º e 17º, respectivamente, porém ambos voltaram aos cinco primeiros lugares dentro de cinco voltas, com uma combinação de ultrapassagens ousadas e paradas dos outros.

Na frente, a performance incrível da Force India continuava, com Hulkenberg se aproximando e passando Button por fora na freada do S do Senna na volta 19. Naquele momento, os dois estavam tranquilos, ficando com 45s de vantagem sobre o restante do pelotão quando todos colocaram os intermediários. Quando a chuva parou, seus rivais tiveram de parar novamente.

Hulkenberg começou a abrir vantagem, mas havia destroços em várias curvas devido a incidentes anteriores, e quando a Mercedes de Nico Rosberg teve um furo, o safety car entrou na pista.

Na relargada, na volta 29, Hulkenberg estava à frente de Button, Hamilton, Alonso, Vettel, Kobayashi e Webber. Os dois últimos atacaram Vettel imediatamente, mas Webber ficou sem espaço no S do Senna e escapou. Kobayashi partiu para cima de Alonso, mas a Ferrari não levou muito tempo para recuperar a posição, enquanto Vettel não teve resposta para a Sauber.

Massa, que perdeu bastante terreno ao ficar tempo demais com slicks e colocar os intermediários muito tarde, completou sua recuperação passando Vettel e Kobayashi para se colocar em quinto, atrás de Alonso, que não conseguia acompanhar os três primeiros.

Hamilton ultrapassou Button para assumir o segundo posto pouco depois da relargada, mas Hulkenberg parecia tranquilo na ponta até a volta 49, quando uma meia-rodada no Bico de Pato permitiu a ultrapassagem da McLaren.

Hulkenberg não deixou Hamilton escapar, e enquanto eles tentavam se livrar do tráfego na volta 54, a Force India escorregou no S do Senna e atingiu Hamilton. Hulkenberg conseguiu continuar em segundo atrás de Button, mas recebeu um drive-through por causar a batida. Hamilton foi forçado a abandonar.

O retorno da chuva foi um fator no incidente, e quando a pista se tornou escorregadia novamente, todos optaram pelos intermediários. Vettel foi um dos primeiros a parar, mas a Red Bull não estava pronta, o que causou um longo atraso.

Rapidamente, ele voltou ao sexto lugar, que era suficiente mesmo com Alonso subindo para segundo graças à confusão entre Hulkenberg e Hamilton e à ajuda de Massa, cuja troca no momento certo para os intermediários o colocara à frente de seu companheiro de equipe.

A corrida então teve uma conclusão ligeiramente decepcionante, já que Paul di Resta bateu forte na reta dos boxes e provocou a entrada do safety car a uma volta do final. Isso garantiu a vitória de Button, e significou que, apesar do pódio duplo da Ferrari, a sexta colocação de Vettel lhe deu seu terceiro campeonato mundial por uma diferença de três pontos.

Webber se recuperou de uma variedade de aventuras, incluindo um incidente inicial com Kobayashi, para terminar em quinto, à frente de Hulkenberg. Michael Schumacher foi o sexto em sua última prova na Fórmula 1, apesar de um toque de rodas com Kobayashi no final. O japonês acabou caindo para nono, atrás de Jean-Eric Vergne. Kimi Raikkonen completou os dez primeiros.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo
1. uk Jenson Button McLaren 1:45:22.656
2. es Fernando Alonso Ferrari +2.754
3. br Felipe Massa Ferrari +3.615
4. au Mark Webber Red Bull +4.936
5. de Nico Hülkenberg Force India +5.708
6. de Sebastian Vettel Red Bull +9.453
7. de Michael Schumacher Mercedes +11.907
8. fr Jean-Eric Vergne Toro Rosso +28.653
9. jp Kamui Kobayashi Sauber +31.250
10. fi Kimi Räikkönen Lotus +1 volta
11. ru Vitaly Petrov Caterham +1 volta
12. fr Charles Pic Marussia +1 volta
13. au Daniel Ricciardo Toro Rosso +1 volta
14. fi Heikki Kovalainen Caterham +1 volta
15. de Nico Rosberg Mercedes +1 volta
16. de Timo Glock Marussia +1 volta
17. es Pedro de la Rosa HRT +2 voltas
18. in Narain Karthikeyan HRT +2 voltas
Abandonos
19. uk Paul di Resta Force India +3 voltas
20. uk Lewis Hamilton McLaren +17 voltas
21. fr Romain Grosjean Lotus +66 voltas
22. ve Pastor Maldonado Williams +70 voltas
23. br Bruno Senna Williams +71 voltas
24. mx Sergio Perez Sauber +71 voltas

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.