F1 – Vettel e Raikkonen confiantes com a velocidade da Ferrari

segunda-feira, 7 de maio de 2018 às 1:15

Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen

Depois de infortúnios nos dois últimos GPs, os pilotos da Ferrari Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen estão ansiosos pelas próximas corridas e contando com a velocidade que seus carros mostraram até agora nesta temporada.

A Ferrari foi a única equipe de ponta que fez mudanças radicais em sua máquina de 2018. Mudanças que visaram principalmente mais ritmo em voltas lançadas, já que em corrida o carro do ano passado já era excelente. Na pré-temporada a Ferrari foi a equipe que mais treinou com os compostos mais macios da Pirelli e que fez mais e melhores voltas lançadas com esses pneus.

Sebastian Vettel conseguiu vencer o GP da Austrália, mas precisou da sorte para derrotar Lewis Hamilton, da Mercedes, que controlou o fim de semana inteiro. Para o segundo fim de semana de corrida, que foi realizado no Bahrain, a Ferrari aumentou seu desempenho em termos de competitividade, garantindo uma dobradinha na classificação e vencendo a corrida com Sebastian Vettel.

Durante o fim de semana de corrida seguinte na China, a Ferrari quebrou o grid com uma margem sinistra na classificação mostrando que seus esforços na pré-temporada valeram a pena, mas perdeu a corrida devido a um infeliz período de safety-car e subsequente batida de Verstappen em Vettel, além de uma estratégia de corrida bizarra para Raikkonen.

No Azerbaijão, quarta corrida do campeonato, Sebastian Vettel garantiu sua terceira pole consecutiva, controlando a corrida antes que outro safety-car seguido de um erro na curva 1 o privasse de um triunfo aparentemente nas mãos.

Em vez de liderar o campeonato por uma margem segura, Sebastian Vettel está perdendo por quatro pontos de Lewis Hamilton, da Mercedes, carro que mostra óbvios problemas para gerenciar os pneus mais macios desse ano.

“O resultado não muda nada – temos um carro muito bom e não estou preocupado. Para mim, o mais importante é termos um bom carro. Agora temos que garantir que continuemos a ter um bom carro”, disse o alemão.

A velocidade da Ferrari na classificação terminou com uma longa seca de ritmo volta lançada. A última vez que a Scuderia fez poles seguidas foi em 2008. Desde então, a Ferrari só conseguiu fazer a pole position em poucas ocasiões.

“A grande diferença do ano passado é que já estamos suficientemente rápidos para a pole. Isso era um problema antes”, acrescentou Vettel.

O companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, sublinhou que todos na Ferrari precisam agir em conjunto para minimizar os erros, mas podem contar com o “muito competitivo SF71-H”.

“Estamos muito confiantes para o futuro, porque temos velocidade e isso é o principal. Nós só precisamos minimizar todos os erros e os problemas para estar na frente o tempo todo.”

O circuito de Barcelona, que vai receber a quinta corrida do campeonato, dando início à etapa europeia da temporada, pode ser um verdadeiro teste para o carro dos italianos. Todas as equipes devem estrear várias atualizações, inclusive a Mercedes, que está procurando desesperadamente a melhor maneira de extrair o melhor dos pneus.

Boatos dão conta que o recente aperto na restrição da FIA à queima de óleo também pode prejudicar o ritmo de classificação da Ferrari. Mas se com tudo isso os italianos conseguirem manter a forma mostrada nas três ultimas corridas, isso pode muito bem significar o fim do domínio de quatro anos da Mercedes.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.