F1 – Vettel corre um sério risco

quarta-feira, 28 de junho de 2017 às 2:33
Lewis Hamilton e Sebastian Vettel em Baku

Lewis Hamilton e Sebastian Vettel em Baku

A colisão intencional de Sebastian Vettel com Lewis Hamilton ainda não foi arquivada. O presidente da FIA, Jean Todt, investiga o caso. Possivelmente, Vettel está ameaçado pelo Tribunal Internacional de Esportes da FIA, escreveu o jornalista Michael Schmidt, da revista alemã Auto Motor und Sport.

Primeiro foi o problema no GP do México em 2016, agora Baku. É a segunda vez em oito meses. No México a causa foi devido às ofensas rudes no rádio contra Max Verstappen e Charlie Whiting, diretor de corrida da FIA. Desta vez por uma vingança contra Lewis Hamilton. O caso do México foi arquivado porque Vettel pediu desculpas e o presidente da FIA, Jean Todt, reconheceu seu compromisso com as campanhas de segurança da Federação Mundial como um fator atenuante.

Desta vez, no entanto, o presidente considera mais difícil manter sua mão protetora sobre o piloto da Ferrari. Porque agora é um caso de reincidência. E porque na última vez no México a FIA ameaçou ser mais dura no futuro. A tempestade no paddock, na mídia internacional e nas redes sociais sobre o castigo brando no GP do Azerbaijão também chegou a Paris.

Todt provavelmente lembra quando seu piloto Michael Schumacher perdeu todos os pontos do campeonato de 1997 após sua colisão deliberada com Jacques Villeneuve. Naquela época em Jerez, como desta vez em Baku, um dos comissários é o suíço Paul Gutjahr.

O quarteto de comissários no domingo impôs uma punição de 10 segundos com stop-and-go em Baku que talvez tenha custado a vitória à Vettel, uma vez que Hamilton depois teve um problema com sua proteção de pescoço e teve que fazer uma parada extra.

O que pode cair na cabeça de Vettel é a intenção óbvia por trás de sua ação. “Não é que ele tenha feito sinais e acidentalmente bateu no nosso carro. Ele foi lá e bateu mesmo”, disse Niki Lauda. Isso também pegou mal na FIA em Paris.

A Auto Motor und Sport entende que Todt está pensando em citar Vettel antes do tribunal esportivo. Existe o risco real de Vettel ser banido de uma corrida. Uma decisão sobre se uma negociação deve ou não acontecer deve sair nesta semana.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.