F1 – Vettel conquista vitória dominante no Canadá

domingo, 9 de junho de 2013 às 16:35

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel ampliou sua vantagem na liderança do campeonato da Fórmula 1 para 36 pontos com uma vitória esmagadora no GP do Canadá.

O campeão mundial da Red Bull esteve em um nível diferente de seus rivais ao longo da prova. Ao final da primeira volta, ele já estava dois segundos à frente da Mercedes de Lewis Hamilton.

Essa diferença subiu para 20s antes de Vettel obedecer a ordem da equipe de reduzir o ritmo. No meio do caminho, ele ainda deu um toque no muro da curva 4 e um passeio pela grama na curva 1. O triunfo de Vettel foi o primeiro da Red Bull no Canadá.

Fernando Alonso, da Ferrari, veio do sexto lugar no grid para segundo. Na primeira metade da corrida, ele teve uma batalha pela terceira colocação com Nico Rosberg e Mark Webber, tendo passado Valtteri Bottas no início. A Williams havia perdido posições para a Mercedes e a Red Bull na largada.

Rosberg não conseguiu conservar seus pneus tão bem quanto aqueles que o pressionavam. Após alguns sustos, Webber ultrapassou na volta 30, com Alonso fazendo o mesmo na reta seguinte. Webber então parecia capaz de manter Alonso sob controle até que Giedo van der Garde o atingiu quando tomava uma volta, tirando um pedaço da asa dianteira da Red Bull.

Previsivelmente, seu ritmo diminuiu, e Alonso passou Webber para ir à caça do segundo colocado Hamilton. Outra disputa longa e acirrada se seguiu, e os dois passaram grande parte da volta 63 lado a lado antes de Alonso se impor.

Hamilton se manteve dentro da janela do DRS e tentou dar o troco na passagem posterior, mas a manobra não deu certo e ele foi forçado a se contentar com o terceiro posto, à frente de Webber e Rosberg.

Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) teve uma ótima atuação para terminar em sexto, o melhor resultado de sua carreira até o momento, perdendo terreno para os cinco primeiros enquanto mantinha o restante do pelotão sob controle.

Paul di Resta converteu seu 17º lugar no grid em sétimo na corrida, não parando para trocar pneus até a volta 57. Seu companheiro na Force India, Adrian Sutil, sobreviveu a uma rodada enquanto tentava ultrapassar Bottas, um toque de Pastor Maldonado e uma punição por ignorar as bandeiras azuis para chegar em 10º.

As Force Indias foram separadas por Felipe Massa e Kimi Raikkonen, que tiveram uma boa disputa. A McLaren simplesmente não teve velocidade para pontuar, com Sergio Perez e Jenson Button ficando em 11º e 12º.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo
1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 70 Vencedor
2 Fernando Alonso Ferrari 70 +14.4 s
3 Lewis Hamilton Mercedes 70 +15.9 s
4 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 70 +25.7 s
5 Nico Rosberg Mercedes 70 +69.7 s
6 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 69 +1 volta
7 Paul di Resta Force India-Mercedes 69 +1 volta
8 Felipe Massa Ferrari 69 +1 volta
9 Kimi Raikkonen Lotus-Renault 69 +1 volta
10 Adrian Sutil Force India-Mercedes 69 +1 volta
11 Sergio Perez McLaren-Mercedes 69 +1 volta
12 Jenson Button McLaren-Mercedes 69 +1 volta
13 Romain Grosjean Lotus-Renault 69 +1 volta
14 Valtteri Bottas Williams-Renault 69 +1 volta
15 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 68 +2 voltas
16 Pastor Maldonado Williams-Renault 68 +2 voltas
17 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 68 +2 voltas
18 Charles Pic Caterham-Renault 67 +3 voltas
19 Max Chilton Marussia-Cosworth 67 +3 voltas
20 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 63 +7 voltas
21 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 45 +25 voltas
22 Giedo van der Garde Caterham-Renault 43 +27 voltas

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.