F1 – Vettel bate as Mercedes e vence o GP do Bahrain

domingo, 16 de abril de 2017 às 13:37
Sebastian Vettel

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel conquistou sua segunda vitória na temporada 2017 da Fórmula 1 no GP do Bahrain, ajudado por uma punição de cinco segundos para Lewis Hamilton, da Mercedes.

Vettel cruzou a linha 6.660s à frente de Hamilton, que havia reduzido sua vantagem de 20s após fazer seu segundo pit-stop, com Valtteri Bottas (Mercedes) em terceiro.

Bottas manteve a liderança na largada, enquanto Vettel saiu melhor do que Hamilton, ficou lado a lado antes da primeira curva e ultrapassou por fora para assumir a segunda posição.

Depois de pressionar Bottas nas voltas iniciais, Vettel se tornou o primeiro dos pilotos de ponta a parar na 10ª volta e se comprometeu com uma estratégia de dois pit-stops ao colocar outro jogo de pneus supermacios.

Max Verstappen (Red Bull) entrou na volta seguinte, mas sofreu um problema nos freios em sua volta de saída e escapou na curva 4. O holandês bateu nas barreiras e abandonou a prova.

O safety car foi acionado na volta 13, quando Lance Stroll foi atingido por Carlos Sainz. O piloto da Toro Rosso havia acabado de fazer seu primeiro pit-stop, mas freou tarde demais na curva 1 e bateu na lateral da Williams.

O incidente provocou o abandono de ambos e deu início a uma sequência de paradas que permitiram a Vettel assumir a ponta.

A Mercedes teve de chamar Bottas e Hamilton ao mesmo tempo com o safety car, e ambos tiveram paradas lentas de mais de seis segundos. Com isso, Ricciardo saiu dos pits entre os dois.

Hamilton, que sabia que precisaria aguardar atrás de Bottas, reduziu a velocidade na entrada do pitlane e atrasou Ricciardo, levando a uma investigação dos comissários e à subsequente penalização de cinco segundos.

Vettel liderava à frente de Bottas na relargada, com Hamilton tirando o terceiro lugar de Ricciardo na curva 1. Felipe Massa (Williams) também superou o australiano na curva 4.

Bottas, que optou pelos supermacios em sua primeira parada, fez o segundo pit-stop para colocar os macios 13 voltas depois, retornando em sétimo. Ele rapidamente deixou para trás Sergio Perez (Force India) e Massa, subindo para quinto.

Vettel ampliou gradualmente sua vantagem para mais de seis segundos sobre Bottas; Hamilton perseguia seu companheiro de equipe e ultrapassou por dentro na curva 1 na volta 27.

Naquele ponto, Vettel estava 6.3s à frente, mas Hamilton havia diminuído a diferença para menos de quatro segundos quando o piloto da Ferrari parou e colocou pneus macios no final da volta 33.

Vettel saiu em terceiro, 17s atrás de Hamilton e três atrás de seu companheiro Kimi Raikkonen. As colocações dos pilotos da Ferrari se inverteram três voltas depois, quando Vettel estava a 15.5s de Hamilton na pista, mas de fato a apenas 10.5s graças à punição do britânico.

Vettel havia reduzido a diferença para 9.5s quando Hamilton fez seu segundo pit-stop a 16 voltas do final, incluindo um atraso de cinco segundos para cumprir a penalização, e retornou em terceiro com a borracha macia.

Hamilton levou apenas cinco voltas para alcançar e superar Bottas, com seu companheiro abrindo passagem na curva 13. Naquele ponto, a vantagem de Vettel era de 13s, e apesar de Hamilton ter andado mais rápido do que a Ferrari, ele nunca ficou a menos de cinco segundos.

Bottas tinha uma margem confortável sobre Raikkonen e não foi seriamente ameaçado. O finlandês da Ferrari largou em quinto e caiu para sétimo na primeira volta, mas se recuperou para receber a bandeirada em quarto.

Raikkonen passou Massa logo após a relargada, terminando 16.8s à frente de Ricciardo. O brasileiro foi o melhor do resto em sexto, seguido por Sergio Perez (Force India) – que chegou em sétimo depois de largar em 18º.

Romain Grosjean (Haas) marcou seus primeiros pontos em 2017 com a oitava posição. Nico Hulkenberg (Renault) e Esteban Ocon (Force India) completaram os 10 primeiros.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo
1 Sebastian Vettel FERRARI 57 1h33m53.374s
2 Lewis Hamilton MERCEDES 57 +6.660s
3 Valtteri Bottas MERCEDES 57 +20.397s
4 Kimi Raikkonen FERRARI 57 +22.475s
5 Daniel Ricciardo RED BULL RACING 57 +39.346s
6 Felipe Massa WILLIAMS MERCEDES 57 +54.326s
7 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES 57 +62.606s
8 Romain Grosjean HAAS FERRARI 57 +74.865s
9 Nico Hulkenberg RENAULT 57 +80.188s
10 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES 57 +95.711s
11 Pascal Wehrlein SAUBER FERRARI 56 +1 volta
12 Daniil Kvyat TORO ROSSO 56 +1 volta
13 Jolyon Palmer RENAULT 56 +1 volta
14 Fernando Alonso MCLAREN HONDA 54 abandono
15 Marcus Ericsson SAUBER FERRARI 50 abandono
16 Carlos Sainz TORO ROSSO 12 abandono
17 Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES 12 abandono
18 Max Verstappen RED BULL RACING 11 abandono
19 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 8 abandono
20 Stoffel Vandoorne MCLAREN HONDA 0 não largou

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.