F1 – Verstappen vence GP do Brasil movimentado

Max Verstappen

Max Verstappen venceu um GP do Brasil insano no qual Pierre Gasly obteve seu primeiro pódio na Fórmula 1 e os pilotos da Ferrari bateram.

O pole Verstappen precisou passar Lewis Hamilton na pista duas vezes para conquistar sua terceira vitória da temporada 2019, enquanto Gasly segurou Hamilton após herdar a segunda posição quando o britânico e Alex Albon colidiram na penúltima volta.

Uma batida entre os companheiros de equipe Sebastian Vettel e Charles Leclerc causou um safety car e montou o cenário para um final empolgante, com Albon em segundo porque Hamilton havia feito uma troca para pneus macios durante o safety car e caído para terceiro.

Quando Hamilton tentou passar Albon na penúltima passagem, eles se tocaram e a Red Bull rodou. Isso permitiu que Gasly deixasse Hamilton para trás, e de alguma maneira ele resistiu à pressão da Mercedes, cruzando a linha de chegada lado a lado com o rival.

Verstappen perdeu a liderança pela primeira vez quando Hamilton fez o undercut na primeira parada. O holandês foi atrapalhado por Robert Kubica na saída dos pits e voltou atrás de Hamilton, mas quase imediatamente fez uma ultrapassagem precisa no S do Senna quando o britânico ficou sem potência da bateria no final da volta.

A Mercedes tentou repetir o undercut no segundo pit-stop, mas desta vez não funcionou e Verstappen manteve a liderança. Porém, as coisas mudaram quando Valtteri Bottas abandonou com uma aparente falha do motor e provocou a entrada do safety car.

Verstappen entrou nos boxes e colocou um novo jogo de pneus macios, enquanto Hamilton se manteve na pista e assumiu o primeiro lugar, mas com pneus bem mais desgastados.

Na relargada, Hamilton segurou o pelotão agressivamente visando atrapalhar um ataque de Verstappen, mas o holandês freou mais tarde por fora na primeira curva e retomou a ponta na segunda parte do S do Senna.

A colisão entre as Ferraris ocorreu pouco depois. Leclerc fez uma ultrapassagem agressiva sobre Vettel por dentro no S do Senna, mas quando tentou dar o troco na Descida do Lago, o alemão se movimentou para a esquerda e os dois se tocaram.

O impacto quebrou a roda dianteira direita de Leclerc e o forçou a abandonar. Vettel teve um furo no pneu traseiro esquerdo.

O safety car entrou mais uma vez e Hamilton novamente foi para os pits, caindo para quarto atrás de Albon e Gasly. O campeão mundial bateu em Albon quando tentava ultrapassá-lo e admitiu sua culpa no incidente, que está sendo investigado.

Atrás dos três primeiros, Carlos Sainz igualou o melhor resultado da McLaren no ano, aproveitando ao máximo o caos para terminar em quarto depois de largar em último devido a um problema na classificação.

Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi garantiram o melhor resultado da Alfa Romeo na temporada em quinto e sexto, à frente de Daniel Ricciardo (Renault), que se recuperou de uma quebra da asa dianteira em uma batida com Kevin Magnussen que também lhe custou cinco segundos de punição e chegou em sétimo.

Lando Norris (McLaren), Sergio Perez (Racing Point) e Daniil Kvyat (Toro Rosso) completaram os 10 primeiros.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Max Verstappen RED BULL HONDA 71 1:33:14.678
2 Pierre Gasly TORO ROSSO HONDA 71 +6.077s
3 Lewis Hamilton MERCEDES 71 +6.139s
4 Carlos Sainz MCLAREN RENAULT 71 +8.896s
5 Kimi Räikkönen ALFA ROMEO FERRARI 71 +9.452s
6 Antonio Giovinazzi ALFA ROMEO FERRARI 71 +10.201s
7 Daniel Ricciardo RENAULT 71 +10.541s
8 Lando Norris MCLAREN RENAULT 71 +11.204s
9 Sergio Perez RACING POINT MERCEDES 71 +11.529s
10 Daniil Kvyat TORO ROSSO HONDA 71 +11.931s
11 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 71 +12.732s
12 Nico Hulkenberg RENAULT 71 +13.059s
13 George Russell WILLIAMS MERCEDES 71 +13.599s
14 Romain Grosjean HAAS FERRARI 71 +14.247s
15 Alexander Albon RED BULL HONDA 71 +14.927s
16 Robert Kubica WILLIAMS MERCEDES 70 1 volta
17 Sebastian Vettel FERRARI 65 abandono
18 Charles Leclerc FERRARI 65 abandono
19 Lance Stroll RACING POINT MERCEDES 65 abandono
20 Valtteri Bottas MERCEDES 51 abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.