F1 – Verstappen vence e Hamilton é tetracampeão mundial no México

domingo, 29 de outubro de 2017 às 18:47

Lewis Hamilton

Max Verstappen foi o vitorioso em um GP do México dramático, enquanto Lewis Hamilton sobreviveu a uma colisão com seu rival Sebastian Vettel para conquistar seu quarto campeonato mundial na Fórmula 1.

O piloto da Red Bull fez uma ultrapassagem ousada sobre Vettel na primeira curva, escapando de um toque com a Ferrari para seguir em frente e dominar a prova na Cidade do México.

Atrás dele, Vettel sofreu danos leves na asa dianteira e foi superado por Hamilton na curva 2. O alemão então tocou no pneu traseiro direito do britânico na saída da curva 3, danificando ainda mais sua asa e furando o pneu de Hamilton.

Isso forçou ambos a retornarem lentamente aos pits, deixando o caminho livre para Verstappen derrotar com facilidade a segunda Mercedes de Valtteri Bottas e assegurar sua terceira vitória na F1.

Vettel se recuperou para terminar em quarto e reduziu a vantagem de Hamilton no campeonato para 56 pontos, mas restam apenas 50 nas duas etapas finais, significando que o piloto da Mercedes garantiu o título apenar de ter chegado apenas em nono.

Hamilton enfrentou dificuldades para escalar o pelotão, ao contrário de Vettel, que progrediu rapidamente, subindo para sétimo antes da corrida ser neutralizada pelo safety car virtual quando Brendon Hartley abandonou com um problema de motor.

O líder Verstappen aproveitou a oportunidade para fazer seu pit-stop, assim como Bottas e Kimi Raikkonen, que havia subido para terceiro depois das paradas da dupla da Force India e do abandono de Nico Hulkenberg. Os três voltaram na mesma ordem.

Vettel e Hamilton também pararam e em seguida iniciaram suas recuperações; o alemão tomou a sétima colocação de Kevin Magnussen, enquanto o britânico passou Romain Grosjean, Pascal Wehrlein, Pierre Gasly e Marcus Ericsson.

Vettel mergulhou por dentro de Sergio Perez e assumiu o sexto lugar na curva 4 e repetiu a manobra com Lance Stroll na curva 1 antes de partir em busca de Esteban Ocon. O piloto da Ferrari chegou rapidamente na Force India e usou o DRS para ultrapassar na curva 1.

Naquele ponto, seu companheiro de equipe Raikkonen estava 24 segundos à frente com 14 voltas para o final. Quando ouviu a diferença pelo rádio, Vettel respondeu “Mamma Mia, isso é um pouco demais” e acabou cruzando a linha em quarto.

Hamilton, que levou a melhor em uma empolgante batalha com Fernando Alonso pela nona posição, se junta a Vettel e Alain Prost com quatro títulos mundiais; só Michael Schumacher e Juan Manuel Fangio estão à frente com sete e cinco, respectivamente.

Ocon igualou o melhor resultado de sua carreira na F1, seguido por Stroll, Perez e Magnussen.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Max Verstappen Red Bull/Renault 71 1h36m26.550s
2 Valtteri Bottas Mercedes 71 19.678s
3 Kimi Raikkonen Ferrari 71 54.007s
4 Sebastian Vettel Ferrari 71 1m10.078s
5 Esteban Ocon Force India/Mercedes 70 1 volta
6 Lance Stroll Williams/Mercedes 70 1 volta
7 Sergio Perez Force India/Mercedes 70 1 volta
8 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 70 1 volta
9 Lewis Hamilton Mercedes 70 1 volta
10 Fernando Alonso McLaren/Honda 70 1 volta
11 Felipe Massa Williams/Mercedes 70 1 volta
12 Stoffel Vandoorne McLaren/Honda 70 1 volta
13 Pierre Gasly Toro Rosso/Renault 70 1 volta
14 Pascal Wehrlein Sauber/Ferrari 69 2 voltas
15 Romain Grosjean Haas/Ferrari 69 2 voltas
16 Carlos Sainz Renault 59 abandono
17 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 55 abandono
18 Brendon Hartley Toro Rosso/Renault 30 abandono
19 Nico Hulkenberg Renault 24 abandono
20 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 5 abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.