F1 – Verstappen lidera tabela de ultrapassagens em 2016

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 às 14:22
Max Verstappen e Sebastian Vettel

Max Verstappen e Sebastian Vettel

Max Verstappen completou o maior número de manobras de ultrapassagem em uma temporada desde 1983, de acordo com as estatísticas da Pirelli em 2016.

A fabricante de pneus fez um relatório da última temporada de Fórmula 1, incluindo o número de manobras de ultrapassagem para cada piloto. Verstappen completou 78 manobras ao longo do ano, que a Pirelli diz ser o maior número desde que seus registros começaram em 1983.

A Pirelli define uma manobra de ultrapassagem como “uma que ocorre durante uma volta completa (não na volta de abertura) e é então mantida até a linha de chegada da volta. Mudanças de posição devido a problemas mecânicos ou perder ou ganhar voltas não são contadas”.

O recorde de Verstappen foi ajudado pelo tamanho da temporada de F1, sendo 2016 o mais longo na história da categoria com 21 corridas.

No outro extremo do espectro, Sebastian Vettel foi o piloto menos ultrapassado de acordo com a Pirelli, com somente uma única vez em toda a temporada. Isso ocorreu no GP do Brasil, onde Verstappen ultrapassou a Ferrari pela quinta posição no final da corrida.

A Pirelli diz que houve 866 manobras de ultrapassagem em 2016, também o maior número desde que seus dados foram disponibilizados pela primeira vez em 1983.

A Red Bull completou o maior número de ultrapassagens por equipe com 136 vezes – 61 de Daniel Ricciardo, 60 de Verstappen e 15 de Daniil Kvyat – enquanto a Mercedes ultrapassou apenas sete vezes no total, com Nico Rosberg em quatro ocasiões e Lewis Hamilton em três.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.