F1 – Veja quais são os pilotos já confirmados para o grid de 2014

Pilotos de F1

A “silly season” ganha força durante as férias de verão. Algumas equipes ainda não confirmaram sua dupla de pilotos e, para 2014, vagas em equipes campeãs mundiais ainda estão sem donos. O Autoracing criou um guia que lhe dará uma ideia mais clara do que podemos ver no próximo ano.

Red Bull: Sebastian Vettel / Piloto não confirmado

A parceria de cinco anos entre Sebastian Vettel e Mark Webber terminará este ano, com o australiano se mudando para o Campeonato Mundial de Endurance com a Porsche. Apesar de um grande número de pilotos já terem sido cogitados para a vaga, a corrida pelo lugar mais cobiçado da categoria deve ficar entre Kimi Raikkonen e Daniel Ricciardo. Quem ficará com a vaga? Deveremos ter a resposta antes de Monza…

Ferrari: Fernando Alonso / Piloto não confirmado

Fernando Alonso pode ter sido cogitado pela Red Bull durante o Grande Prêmio da Hungria, mas seria uma surpresa muito grande vê-lo deixar a Scuderia. O espanhol, que precisaria quebrar seu contrato, fez de Maranello sua casa e está desesperado para levar o título para terras italianas. Do outro lado da garagem, a situação já é outra. Em suas próprias palavras, Felipe Massa disse que precisa melhorar nesta segunda metade da temporada, com Nico Hulkenberg, Paul di Resta e Jules Bianchi entre os favoritos caso a equipe decida substituir o brasileiro.

McLaren: Jenson Button / Sergio Perez

Com Jenson Button e Sergio Perez presos a contratos, a dupla da McLaren não deve sofrer mudanças para 2014. O ex-campeão mundial assinou uma extensão de acordo em 2011, com opções que podem levá-lo a ficar na equipe até 2015. Já o jovem mexicano assinou um contrato de “vários anos” no final da temporada passada.

Lotus: Piloto não confirmado / Piloto não confirmado

Se o grid de 2014 é um grande quebra cabeça, então a Lotus é dona da maior peça. Kimi Raikkonen sempre foi considerado o favorito para substituir Mark Webber na Red Bull, apesar dos esforços para mantê-lo na equipe. Tudo parece depender do finlandês. Se ele decidir sair, Hulkenberg pode ser o escolhido para seu lugar, dependendo do que acontecer na Ferrari. Sobre o futuro de Romain Grosjean, este deve estar seguro caso consiga repetir o bom ritmo demonstrado no GP da Hungria.

Mercedes: Lewis Hamilton / Nico Rosberg

Outra equipe sem problemas de negociações para 2014 é a Mercedes. Nico Rosberg assinou seu último contrato com a equipe em 2011, que assegura a permanência do alemão em 2013 e “além”, enquanto que o recém chegado Lewis Hamilton tem um acordo de três anos com as Flechas de Prata, assinado no fim de 2012.

Sauber: Piloto não confirmado / Piloto não confirmado

Existe um grande chance de vermos uma dupla completamente nova na Sauber em 2014. Com o atraso no pagamento dos salários de Hulkenberg e o ritmo do C32 estando abaixo do esperado, o alemão deve procurar outras oportunidades em equipes maiores. Isso pode permitir que pilotos como Felipe Nasr, vice líder da GP2 e que tem um ótimo apoio financeiro e político, ou Bianchi tenham uma chance, este último ajudado pela relação da equipe suíça com a Ferrari. Sobre a segunda vaga, Esteban Gutierrez está ameaçado devido a novo parceiro russo da Sauber, que pode exigir uma vaga para o jovem Sergey Sirotkin.

Force India: Piloto não confirmado / Piloto não confirmado

Paul di Resta tem procurado uma vaga em uma equipe de ponta nos últimos anos, mas o escocês parece não ser o favorito para as lugares em aberto. Isso significa que ele deve renovar com a Force India, completando assim seu quarto ano na categoria. Adrian Sutil impressionou no começo da temporada mas sua performance tem decaído nas últimas etapas, o que pode abrir uma chance para jovens pilotos como James Calado e Felipe Nasr.

Williams: Piloto não confirmado / Piloto não confirmado

Pastor Maldonado e Valtteri Bottas não poderiam ter feito mais do que vêm fazendo com o FW35. Os dois têm tirado o máximo do carro, com boas performances individuais, como no Canadá para o finlandês e na Hungria para o venezuelano. Fica difícil ver a Williams colocando a culpa nos seus pilotos, mas a situação financeira pode forçar uma substituição por um jovem que traga patrocinadores para a equipe.

Toro Rosso: Piloto não confirmado / Piloto não confirmado

A dupla da Toro Rosso para 2014 dependerá da decisão da Red Bull. Como dito antes, Ricciardo é um dos favoritos para a vaga na equipe madrinha, com a confirmação para vir antes do GP de Monza. Caso o australiano seja o escolhido, a vaga deve ser preenchida por Antonio Felix da Costa. Se Ricciardo for preterido, a dupla com Jean-Eric Vergne deve ser mantida pelo terceiro ano consecutivo.

Caterham: Charles Pic / Piloto não confirmado

A Caterham ainda não confirmou sua dupla para 2014, com apenas nove corridas faltando para o final da temporada. Charle Pic trocou a Marussia por um contrato de “vários anos” com a equipe malaia, e a parceria com a Renault deve reforçar ainda mais seu lugar. Já para Giedo van der Garde, as negociações para o próximo ano ainda não começaram. Se a equipe decidir mudar, Heikki Kovalainen, que tem ajudado no desenvolvimento do carro deste ano, e Alexander Rossi estariam entre os favoritos.

Marussia: Piloto não confirmado / Piloto não confirmado

Uma segunda temporada com a Marussia seria um bom negócio para Jules Bianchi, que tem se mostrado ser um piloto muito rápido. Se as oportunidades em equipes maiores não aparecerem, os dois lados já declararam que gostariam de continuar juntos. Para Max Chilton, a situação é um pouco mais complicada. Nenhum piloto conseguiu permanecer por mais de uma temporada nesta segunda vaga e, se ele sair, é impossível indicar quem seria o favorito para substituí-lo.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que contenham ofensas não serão aprovados pelo moderador.