F1 – Valencia 2010: Vettel vence prova marcada por acidente

domingo, 26 de junho de 2011 às 3:19

f110-vettel-350_copySebastian Vettel dominou o GP da Europa de ponta a ponta e conquistou sua segunda vitória na temporada. O piloto da Red Bull só foi ameaçado na largada, mas suportou a pressão e abriu uma vantagem confortável para vencer tranquilamente.

O líder do campeonato Lewis Hamilton, da McLaren, chegou em segundo mesmo depois de cumprir um drive-through por ultrapassagem irregular sobre o safety car, e seu companheiro de equipe Jenson Button completou o pódio.

Rubens Barrichello obteve o melhor resultado dele próprio e da Williams na temporada com a quarta colocação. A corrida nas ruas de Valencia foi marcada por um violento acidente entre Mark Webber (Red Bull) e Heikki Kovalainen (Lotus).

Vettel fez uma boa largada e manteve o primeiro lugar apesar da forte pressão de Hamilton, que saiu forte e fez de tudo para superar o rival. A tentativa não funcionou, com ambos chegando a se tocar de leve, e o inglês teve de se defender das Ferraris de Fernando Alonso e Felipe Massa. Robert Kubica (Renault) fechou a primeira volta em quinto, seguido por Button, Barrichello e Nico Hulkenberg (Williams). Webber largou muito mal e caiu da primeira fila para a nona colocação.

O australiano foi o primeiro a fazer o pit-stop para colocar os pneus mais duros, na oitava volta. Momentos depois, ele se envolveu em um acidente espetacular com Heikki Kovalainen, batendo na traseira da Lotus, decolando e dando um looping completo antes de aterrissar ainda em alta velocidade e bater muito forte na barreira de pneus. Milagrosamente, Webber escapou ileso, tendo tido a sorte de não atingir nada durante seu voo.

A batida provocou a entrada do safety car, e quase todos aproveitaram a oportunidade para fazer suas paradas, o que embaralhou as posições. Vettel permaneceu na liderança apesar de um pequeno erro na última curva antes da relargada, seguido por Hamilton e Kamui Kobayashi (Sauber), que ainda não havia parado. Button e Barrichello se deram bem, subindo para quarto e quinto, à frente de Kubica, Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Adrian Sutil (Force India).

Os pilotos da Ferrari caíram muito, com Alonso em nono e Massa, que teve de esperar atrás de seu companheiro de equipe enquanto ele fazia seu pit-stop, em 15º. Ambos ficaram presos atrás do safety car, ao contrário de Vettel e Hamilton, que completaram uma volta extra em alta velocidade. Entretanto, a ultrapassagem do inglês sobre o safety car se revelou irregular, e ele recebeu um drive-through.

A punição não custou nenhuma posição para o piloto da McLaren, graças à presença de Kobayashi segurando o pelotão em terceiro. Hamilton fez três voltas voadoras antes de cumprir o drive-through e abriu uma vantagem suficiente para retornar ainda em segundo, embora bem longe de Vettel.

Na 38ª volta, Timo Glock (Virgin) e Bruno Senna (Hispania) se tocaram bem na frente de Kobayashi e Button, por sorte sem envolver o terceiro e quarto colocados. O alemão e o brasileiro tiveram de ir para os boxes com danos nos carros. Na passagem seguinte, Sutil fez uma bela ultrapassagem por fora sobre Buemi, chegando a tocar rodas.

A seis voltas do final, Hulkenberg perdeu a décima colocação e o último ponto ao abandonar com problemas no carro. Restando quatro voltas, Kobayashi finalmente fez sua parada para troca de pneus, perdendo posições para Button, Barrichello, Kubica, Sutil, Buemi e Alonso. Com os pneus macios, o japonês voltou com um ótimo rendimento e fez uma ultrapassagem impressionante sobre o espanhol. Na última curva da corrida, ele também deixou Buemi para três e garantiu o sétimo lugar.

Vettel administrou sua vantagem confortável durante a maior parte do tempo e recebeu a bandeirada na frente sem ser ameaçado. Hamilton manteve a liderança do campeonato com o segundo lugar, à frente de seu companheiro Button. Barrichello cruzou a linha de chegada em quarto, à frente de Kubica e Sutil. Pedro de la Rosa completou o bom dia da Sauber ao assegurar o último ponto em décimo.

Classificação da prova:

Pos.    Piloto        Equipe            Tempo
1.    Vettel        Red Bull-Renault    1h40:29.571
2.    Hamilton    McLaren-Mercedes    a 5.042
3.    Button        McLaren-Mercedes    a 7.658
4.    Barrichello    Williams-Cosworth    a 20.627
5.    Kubica        Renault            a 22.122
6.    Sutil        Force India-Mercedes    a 25.168
7.    Kobayashi    Sauber-Ferrari        a 30.965
8.    Buemi        Toro Rosso-Ferrari    a 31.299
9.    Alonso        Ferrari            a 32.809
10.    De la Rosa    Sauber-Ferrari        a 42.414
11.    Petrov        Renault            a 43.287
12.    Rosberg    Mercedes        a 44.382
13.    Liuzzi        Force India-Mercedes    a 45.890
14.    Massa        Ferrari            a 46.621
15.    Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari    a 48.239
16.    Schumacher    Mercedes        a 48.826
17.    Di Grassi    Virgin-Cosworth        a 1 volta
18.    Chandhok    HRT-Cosworth        a 2 voltas
19.    Glock        Virgin-Cosworth        a 2 voltas
20.    Senna        HRT-Cosworth        a 2 voltas
21.    Trulli        Lotus-Cosworth        a 4 voltas

Abandonos:

Hulkenberg –   Williams-Cosworth,            50 voltas
Kovalainen –   Lotus-Cosworth,               9 voltas
Webber –       Red Bull-Renault,             9 voltas


LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.