F1 – Um ano a mais não teria ajudado a Honda

terça-feira, 29 de dezembro de 2015 às 15:30

Yasuhisa Arai

A Honda não veria muito benefício em atrasar seu retorno à Fórmula 1 por mais um ano, de acordo com Yasuhisa Arai. A McLaren começou a utilizar as motores V6 turbo de 1,6 litros no começo de 2015, mas os japoneses enfrentaram diversos problemas de confiabilidade e desempenho durante todo o ano.

Segundo o chefe de automobilismo da Honda, o otimismo desapareceu logo de cara, mas ele acredita que o tempo de pista em 2015 foi crucial para resolver questões fundamentais. “Então, um ano atrás eu defini uma previsão muito otimista, mas naquela época eu sabia que haveria muitos problemas pela frente, mas acima de tudo a dificuldade naquele tempo estava com problemas elétricos”, disse ele ao site F1i.

“Eu pensei que poderíamos corrigir isso. Mas também havia muitas questões sobre o hardware, MGU-H, MGU-K, ERS. Naquele momento (em Abu Dhabi 2014) estávamos muito otimistas, mas depois surgiram muitas questões e percebemos que seria um ano muito difícil. Especialmente nos testes de inverno em Jerez e Barcelona, ??onde começamos a ver problemas de hardware, de ERS. Melbourne veio rapidamente, sem nós estarmos preparados para tudo o que queríamos, por isso foi um começo muito triste”, lembrou ele.

Perguntado se um ano extra de desenvolvimento teria beneficiado a Honda, Arai respondeu: “Se esperássemos mais um ano, talvez ainda haveriam os mesmos problemas que tivemos”.

“Acima de tudo agora, não temos experiência suficiente na pista, por isso é difícil corrigir ou descobrir soluções finais rapidamente. Então você faz juízos mal-formados ou erros, mas aprendemos muito ao longo do ano em 2015, foi uma íngreme curva de aprendizado. Talvez se tivéssemos esperado um ano ainda teria sido o mesmo”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.