F1 – Trazer os testes de volta? Eis uma idéia melhor

quinta-feira, 12 de maio de 2011 às 22:13

keke-brands-hatch-1983

Keke Rosberg – Brands Hatch 1983

Meu amigo Keith Collantine do F1 Fanatic escreveu um texto muito bom sobre a F1 trazer de volta os testes, algo que foi banido em 2008 por causa da crise econômica mundial.

O Edgard e eu falamos rapidamente também deste assunto no último Loucos.
Mas veja que interessante o que disse o Keith:

Jean Todt está querendo permitir que as equipes de F1 voltem a testar durante a temporada, o que não acontece desde 2008. Mas enquanto existe a necessidade de dar a jovens pilotos oportunidade de guiar um carro de Formula 1, existe também o lado negativo de permitir muitos testes.

Os problemas dos testes

Faz sentido trazer os testes de volta para pilotos novatos poderem se acostumar um pouco com os carros de Formula 1. Além disso, o que mais as equipes poderiam fazer? A confiabilidade dos carros está ótima, o GP da China quebrou o recorde histórico de pilotos que conseguiram terminar uma corrida de F1.

Mas uma mudança radical no regulamento da categoria está planejada para acontecer em 2013. Então fica fácil entender que as equipes podem precisar de mais do que os 15 dias de testes da pré-temporada, além de alguns testes durante a temporada.

Por outro lado existem ótimas razões pelas quais os testes foram banidos e a F1 não deve esquecer aquelas lições.

Muitos testes vão reduzir a necessidade das equipes andarem nos treinos livres dos finais de semana de corrida. E quanto mais as equipes testarem e tiverem a oportunidade de conhecer os novos pneus, mas previsíveis se tornarão as corridas.

E ainda temos os custos. A maioria das equipes já não tem mais a sub-equipe de testes e estão economizando bastante dinheiro. No início desta semana a equipe Williams expressou a importância do acordo de restrição de custos, que está ajudando a equipe a permanecer no esporte.

Existe uma série de itens óbvios que a FIA deve restringir, caso os testes voltem a ser permitidos durante a temporada.

Como os testes devem ser restritos

As equipes devem ser obrigadas a testarem juntas, na mesma pista e nos mesmos dias, como nos testes de pré-temporada, pois isso ajuda a não extrapolar os custos.

As pistas escolhidas não devem ser utilizadas no calendário regular, pois isso assegura que as equipes terão que andar nos treinos livres para acertar seus carros nas corridas do calendário.

Somente pilotos sem experiência anterior na F1 devem ser permitidos nos testes. E claro, o número de dias de testes deve ser o menor possível.

Mas qual é o ponto de ter uma despesa considerável ao colocar carros de F1 na pista sem aproveitar a oportunidade para atrair uma multidão e fazer algum dinheiro? É por isso que trazer de volta as corridas não válidas para o campeonato faz sentido.

Fazendo dos testes um evento

Um final de semana de corrida não válida para o campeonato incluiria testes livres nas sextas e sábados, seguida de classificação e corrida no domingo.

Haveria outros benefícios, como permitir testar as alterações às regras em corridas fora do campeonato: como se livrar da obrigação de ‘usar os dois tipos de pneus’ ou mudanças no sistema das asas traseiras móveis.

Ressuscitar as corridas não válidas para o campeonato poderia não apenas permitir que as equipes dessem oportunidades de testes para jovens pilotos, mas também participar de um evento competitivo, que vai oferecer muito mais oportunidades de promoção do que longas e tristes sessões de 8 horas de teste.

Seria equivalente a jogos amistosos no futebol

Quem não gostaria de ver Jules Bianchi em uma Ferrari, Daniel Ricciardo em uma Red Bull, Oliver Turvey em uma McLaren e Felipe Nasr na Renault em Motorland Aragon e Imola?

Um sonho talvez. Não há dúvida que os contratos atuais devem incluir cláusulas que impeçam os carros de F1 de participar em quaisquer outras corridas em países que realizam eventos do  campeonato mundial. Mas isso ainda nos deixa com Portimão, em Portugal e Magny-Cours, na França.

Mas colocar carros de F1 na pista não é barato e as equipes devem aproveitar qualquer oportunidade para promover a si e ao esporte.

A última corrida extra-campeonato que a Formula 1 realizou foi vencida por Keke Rosberg em Brands Hatch em 1983.

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.