F1 – Telemetria aponta que Hamilton não fez brake-test

Vettel bate na traseira de Hamilton em Baku

Vettel bate na traseira de Hamilton em Baku

O emocionante GP do Azerbaijão foi marcado pelo controverso incidente envolvendo Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, pouco antes da segunda relargada atrás do safety-car.

Quando Hamilton diminuiu atrás do SC – como normalmente o piloto que lidera faz nesse tipo de relargada, pode ter dado a impressão que Hamilton fez um brake-test e por isso Sebastian Vettel teria batido em sua traseira, causando uma quantidade substancial de dano à asa dianteira de sua Ferrari. Com raiva, Vettel colocou seu carro ao lado do Mercedes e bateu intencionalmente em Hamilton antes de voltar atrás do Mercedes.

Vettel recebeu uma punição de 10 segundos e pagou a pena quase ao mesmo tempo em que Hamilton parou para ter seu apoio de cabeça substituído. A punição não foi pela batida atrás, mas por “condução perigosa” de Vettel quando ele atacou intencionalmente Hamilton após o incidente.

Hamilton não fui punido, mas alguns fãs ficaram confusos, porque acharam que Hamilton tinha freado seu carro intencionalmente para prejudicar Vettel. Mas uma investigação da FIA foi realizada durante a corrida, onde os fiscais revisaram as câmeras, rádio e telemetria. De acordo com a investigação, Hamilton não fez nada de errado no incidente.

A telemetria do carro revelou que Hamilton não tinha freado e sequer tirado o pé completamente do acelerador e que suas relargadas anteriores haviam sido conduzidas da mesma maneira. A investigação concluiu que Hamilton estava a uma velocidade relativamente consistente.

A parada de 10 segundos e a punição durante a corrida já aconteceu, mas ainda há algo pairando sobre a cabeça da Vettel. Este incidente de hoje garantiu três pontos de penalidade que foram adicionados à licença da Vettel, levando seu total em 12 meses para 9 pontos. O regulamento atual permite até 11 pontos, o que significa que agora Vettel está a três pontos de distância de ser banido de uma corrida.

O alemão precisará tomar cuidado com seu comportamento no GP da Áustria, que acontece daqui a 15 dias.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.