F1 – Taxa de inscrição para 2013 pode aumentar para equipes de ponta

terça-feira, 4 de setembro de 2012 às 9:20

As equipes de ponta da Fórmula 1 podem enfrentar um aumento dramático nas taxas de inscrição para o campeonato do próximo ano se os planos sendo analisados pela FIA se concretizarem.

Como parte das negociações em andamento entre as equipes, Bernie Ecclestone e a FIA para elaborar um novo Pacto de Concórdia para 2013, as conversas se voltaram para uma potencial renda que a federação gostaria de receber dos competidores da Fórmula 1 e do detentor dos direitos comerciais.

Ainda não se chegou a nenhum acordo, mas fontes de alto nível revelaram que uma opção sendo considerada é que a FIA busque uma parcela muito maior de seus fundos com as equipes – que então poderiam ser usados para investir em seu governo da categoria e outras iniciativas de segurança nas ruas e estradas.

Segundo o site Autosport, uma idéia sendo sugerida às equipes é que a taxa de inscrição aumente de seu custo atual de 309 mil euros para um nível que poderia fazer com que várias equipes pagassem múltiplos milhões por suas inscrições.

Na tentativa de centralizar o custo dos serviços extras que as equipes utilizam, e atualmente pagam separadamente para a FIA (como o serviço de previsão meteorológica Meteo France), a federação quer ter tudo incluído em um preço fixo.

Fontes revelaram que a proposta apresentada às equipes é que a taxa de inscrição aumente 500 mil euros por organização, além de 7 mil euros por ponto marcado no campeonato. Isso significa que as equipes mais bem sucedidas contribuiriam muito mais com o governo da categoria e sofreriam um aumento dramático nos custos.

Levando em conta as colocações do campeonato de construtores do ano passado, o valor em Euros das taxas de inscrição sob o novo plano seriam:

Red Bull (650 pontos) 5.050 milhões
McLaren (497 pontos) 3.979 milhões
Ferrari (375 pontos) 3.125 milhões
Mercedes (165 pontos) 1.655 milhão
Lotus (73 pontos) 1.011 milhão
Force India (69 pontos) 0.983 milhão
Sauber (44 pontos) 0.808 milhão
Toro Rosso (41 pontos) 0.787 milhão
Williams (5 pontos) 0.535 milhão
Caterham (0 pontos) 0.500 milhão
HRT (0 pontos) 0.500 milhão
Marussia (0 pontos) 0.500 milhão

Apesar de nenhum chefe de equipe ter se mostrado disposto a comentar o assunto, vários sugeriram que podem discutir a situação com a FIA e questionar o motivo de as taxas estarem subindo tanto – e exatamente como o dinheiro extra será usado.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.