F1 – Steiner precisou pedir bandeira preta para seus próprios pilotos!

quinta-feira, 23 de maio de 2019 às 14:19

O chefe da equipe de Haas, Guenther Steiner, disse que sua equipe teve que pedir à direção de prova que mostrasse a bandeira preta aos seus pilotos enquanto estavam na pista, sem saber, dos problemas de software da equipe.

Houve um momento bizarro no início do TL1, com o controle da corrida mostrou as bandeiras pretas a ambos os pilotos da Haas, Romain Grosjean e Kevin Magnussen. Este é um sinalizador de desclassificação, geralmente para os padrões de direção, e é muito raramente mostrado na F1. Os dois pilotos retornaram aos boxes, onde mais tarde foi explicado que a equipe havia solicitado isso em virtude de problemas de comunicação.

Falando à imprensa depois do treino, Steiner explicou que a equipe sofreu um enorme apagão de software no início da TL1, que deixou seus carros na pista sem absolutamente nenhuma comunicação de software entre o carro e o pitlane. Incapaz de falar com seus pilotos no rádio, tanto Magnussen quanto Grosjean também não identificaram as tentativas da equipe de chamar sua atenção do pitwall usando placas!

“Tivemos problemas com nossos equipamentos de TI, não tivemos dados, nem rádio, absolutamente nada”, explicou Steiner. “Então não tivemos como entrar em contato com os pilotos e não conseguimos ver o que o carro estava fazendo. Então eles precisavam entrar logo e rápido, nós sinalizamos com as placas, mas eles não viram! Então, tivemos a ideia de entrar em contato com o controle de corrida e pedir que mostrassem aos pilotos a bandeira preta para que entrassem. Tivemos que ser um pouco criativos para conseguir a atenção dos pilotos.”

Steiner claramente achou o incidente divertido, já que ele explicou que mesmo a situação do trânsito significava que os pilotos estavam dirigindo em seu próprio mundinho e completamente inconscientes de qualquer problema até receberem a bandeira preta: “Eles entraram e falaram: ‘Oh, o que aconteceu?’ e então eles perceberam que nada estava funcionando!”

“Para eles, foi apenas mais um dia. Eles devem olhar para as placas que mostramos um pouco, e eu acho que eles vão agora no futuro! Se você não ouvir ninguém no rádio por mais de cinco voltas em Monte Carlo, algo deve estar errado! Normalmente, também, os pilotos tem tráfego na pista e reclamam no rádio, e desta vez, eles não tinham tráfego e continuaram andando! Tudo acabou bem.”

Voltando aos 20 minutos finais do TL1 e executando um programa não afetado no TL2, Steiner disse que os sinais são bons de que eles serão capazes de manter seu ritmo nos dez primeiros ao longo do fim de semana:

“Ficamos muito felizes depois da TL1, não tínhamos ideia de onde estávamos, e o TL2 não pareceu tão ruim. Parece que podemos fazer com que os pneus funcionem e os pilotos ficaram satisfeitos com o equilíbrio dos carros, por isso esperamos que fique assim durante todo o fim de semana.”

 

[the_ad id=”237860″]

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.