F1 – Som dos motores está mais alto em 2015 – vídeo

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015 às 17:40
lotus-2015-jerez

Lotus Mercedes em Jerez 2015

De acordo com as regras da F1, os fabricantes de motores Mercedes, Renault e Ferrari foram autorizados a atualizar seus V6 turbo em até 48% desde o final da última temporada.

Ainda assim, o relaxamento das regras de homologação continua causando polêmica.

Depois que Ferrari e Renault encontraram uma brecha para manter atualizando seus motores para além do início da próxima temporada, a recém-chegada Honda quer ter o mesmo direito.

A FIA eventualmente permitiu que a nova fornecedora da McLaren mantenha a atualização de seus motores para além Melbourne, mas apenas pela quantidade média de tokens (ou fichas) de desempenho deixadas por seus três rivais.

De acordo com a Auto Motor und Sport, no entanto, Ron Dennis não está feliz com isso.

A publicação alemã disse que o supremo da McLaren na verdade quer que a Honda seja autorizada a usar o maior número de fichas que sobraram da Mercedes, Renault e Ferrari.

Por exemplo, se a Mercedes ainda tiver 10 fichas depois Melbourne, Renault 8 e Ferrari 6, Dennis quer que a Honda tenha 10 fichas para 2015, em vez de um valor médio, que neste caso seria 8.

O correspondente Michael Schmidt disse que Dennis irá levantar a questão na reunião do grupo de estratégia em Paris na quinta-feira.

“Ele vai sofrer grande resistência”, disse Schmidt, “especialmente da Ferrari.”

Enquanto isso, aqueles que estão no teste de abertura em Jerez esta semana, estão notando que o som dos V6 turbo atualizados de 2015 estão definitivamente mais altos do que o do ano passado.

Schmidt disse: “O tom está muito mais para um motor de corrida do que para um cortador de grama.”

Andy Cowell, chefe de motores da Mercedes disse: “Eu não sei porque isso está acontecendo, já que nós definitivamente não fizemos nada deliberado para aumentar o som.”

A Auto Motor und Sport especulou que o som melhorado foi devido a mudanças no comprimento de escape, feitas exclusivamente por razões de desempenho.

Mas há quem diga que os novos sistemas de arrefecimento e dois airboxes novos – ao lado da cabeça do piloto – também estão contribuindo para um aumento do som.

Veja o vídeo abaixo a partir de 8:17, quando o repórter da SKY inglesa, Ted Kravitz, afirma que o som está realmente bem mais alto.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.