F1 – Sid Watkins morre aos 84 anos

quinta-feira, 13 de setembro de 2012 às 9:07

Sid Watkins, ex-delegado médico da FIA na Fórmula 1 que foi vital para tornar a categoria tão segura quanto é hoje, morreu aos 84 anos.

Watkins trabalhou por mais de duas décadas como o chefe da equipe médica de pista da Fórmula 1 – melhorando os padrões de segurança e salvando as vidas de muitos pilotos.

Nascido e educado em Liverpool, Watkins havia trabalhado como médico em Brands Hatch e Watkins Glen antes de receber a oferta para o cargo de delegado médico na Fórmula 1 após conhecer Bernie Ecclestone em 1978.

Ele se esforçou bastante para melhorar os padrões de segurança e as instalações médicas nos circuitos em um período no qual a categoria perdeu vários pilotos importantes – incluindo Ronnie Peterson e Gilles Villeneuve.

Seus esforços para assegurar que os centros médicos estivessem atualizados, os carros médicos fossem utilizados corretamente e um helicóptero médico se tornasse obrigatório ajudaram a melhorar dramaticamente a categoria.

Esse trabalho ajudou a salvar a vida de vários pilotos durante o período de 26 anos de Watkins na Fórmula 1, incluindo Didier Pironi, Nelson Piquet, Gerhard Berger, Rubens Barrichello, Mika Hakkinen, Martin Donnelly e Karl Wendlinger.

Porém, seu dia mais triste veio no GP de San Marino de 1994, quando Watkins testemunhou em primeira mão as mortes de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna – seu amigo pessoal.

Depois daquele fim de semana, Watkins se envolveu no estabelecimento do Comitê Consultivo de Segurança da FIA, que eventualmente se transformou no Instituto da FIA para a Segurança nos Esportes a Motor.

Watkins se aposentou de seu cargo médico na Fórmula 1 em 2005, mas continuou trabalhando por padrões cada vez melhores em seu cargo de primeiro presidente do Instituto da FIA, antes de deixar essa posição em 2011, mas manter um cargo honorário.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.