F1 – Sem surpresas, Vettel fecha a temporada com vitória no Brasil

domingo, 24 de novembro de 2013 às 15:39

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel encerrou a temporada 2013 da Fórmula 1 com a nona vitória consecutiva, enquanto seu companheiro de equipe na Red Bull, Mark Webber, se despediu da categoria com o segundo lugar.

Fernando Alonso desafiou as Red Bulls e colocou a Ferrari novamente no pódio em uma corrida na qual a chuva foi uma ameaça constante, mas nunca se materializou em doses suficientes para causar problemas.

Não foi um triunfo totalmente simples para Vettel, que teve de fazer ultrapassagens e superar um drama no pit-stop. Ele perdeu a liderança na largada, com Nico Rosberg e Alonso arrancando melhor.

Rosberg liderava na saída do S do Senna, mas Alonso ficou sem espaço e perdeu a terceira posição para o companheiro do alemão na Mercedes, Lewis Hamilton. Porém, ambos os carros da Mercedes foram ultrapassados no final da primeira volta, com Vettel recuperando facilmente a ponta de Rosberg e Alonso passando Hamilton.

Webber, que havia vencido uma batalha com Felipe Massa na primeira volta, também se livrou de Hamilton, e tanto ele quanto Alonso logo deixaram Rosberg para trás.

Alonso resistiu à pressão de Webber e não perdeu o segundo lugar até a volta 13. Depois, ele deu o troco quando a Red Bull teve um problema em sua roda traseira direita nos primeiros pit-stops, mas Webber só precisou de duas voltas para alcançar e passar novamente a Ferrari.

Webber conseguiu reduzir a vantagem de Vettel, mas o campeão sempre respondeu. A grande vantagem de Vettel acabou sendo crucial, já que ambos os carros da Red Bull fizeram suas últimas paradas simultaneamente – para a aparente surpresa dos mecânicos preparados para Webber, não Vettel.

Isso diminuiu a vantagem de Vettel para seis segundos, e a batalha pela liderança então ameaçou ganhar vida, já que a chuva aparentemente se aproximava e tanto Webber quanto Alonso começaram a chegar.

Contudo, a água não veio nas últimas voltas, e os três primeiros se distanciaram mais uma vez, permitindo que Vettel conquistasse sua 13ª vitória do ano, igualando o recorde de seu compatriota Michael Schumacher.

Com Rosberg perdendo posições, Hamilton e Massa começaram a lutar pelo quarto lugar até que os dois tiveram problemas.

Massa ficou furioso com um drive-through por cruzar a linha de entrada dos pits em voltas rápidas, enquanto Hamilton se enroscou com Valtteri Bottas quando o piloto da Williams tentou descontar uma volta na reta oposta. Bottas abandonou, mas Hamilton teve um pneu furado e recebeu uma punição por causar a colisão.

Esses dramas ajudaram a McLaren a conquistar seu melhor resultado em sua péssima temporada, apesar de o progresso de Jenson Button e Sergio Perez da 14ª e 19ª posições no grid para quarto e sexto ter se devido principalmente à velocidade de seus carros. Os dois foram separados por Rosberg na bandeirada.

Massa e Hamilton se recuperaram e subiram para sétimo e nono, separados pela Sauber de Nico Hulkenberg. Daniel Ricciardo deu o último ponto à Toro Rosso em sua última participação antes de ir para a Red Bull, segurando Paul di Resta, Esteban Gutierrez e Adrian Sutil.

A temporada promissora da Lotus teve um final miserável. Romain Grosjean só completou duas voltas antes de seu motor quebrar quando ele estava em oitavo, enquanto Heikki Kovalainen novamente ficou fora dos pontos, em 14º, tendo caído para 18º na primeira volta.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo Grid
1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 71 1h32m36.300s 1
2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 71 +10.4s 4
3 Fernando Alonso Ferrari 71 +18.9s 3
4 Jenson Button McLaren-Mercedes 71 +37.3s 14
5 Nico Rosberg Mercedes 71 +39.0s 2
6 Sergio Perez McLaren-Mercedes 71 +44.0s 19
7 Felipe Massa Ferrari 71 +49.1s 9
8 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 71 +64.2s 10
9 Lewis Hamilton Mercedes 71 +72.9s 5
10 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 70 +1 volta 7
11 Paul di Resta Force India-Mercedes 70 +1 volta 12
12 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 70 +1 volta 17
13 Adrian Sutil Force India-Mercedes 70 +1 volta 15
14 Heikki Kovalainen Lotus-Renault 70 +1 volta 11
15 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 70 +1 volta 8
16 Pastor Maldonado Williams-Renault 70 +1 volta 16
17 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 69 +2 voltas 21
18 Giedo van der Garde Caterham-Renault 69 +2 voltas 20
19 Max Chilton Marussia-Cosworth 69 +2 voltas 22
20 Charles Pic Caterham-Renault 58 prob. mecânico 18
21 Valtteri Bottas Williams-Renault 45 acidente 13
22 Romain Grosjean Lotus-Renault 2 motor 6

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.