F1 – Sem acordo sobre o novo sistema de pontos para 2019

Fórmula 1

É improvável que a Fórmula 1 vá em frente com uma proposta para estender a pontuação além do 10º lugar a partir do próximo ano.

O diretor da corrida da FIA, Charlie Whiting, disse que as equipes não concordaram em como um sistema revisado funcionaria. É necessário um acordo unânime entre as equipes para aprovar uma mudança para a próxima temporada.

“Tem sido discutido”, disse Whiting. “Não é como uma regra de 2021, é algo que, se todos tivessem concordado, veríamos a introdução para 2019, mas não houve acordo sobre isso”.

Um ponto de discórdia nas discussões tem sido o tamanho das lacunas entre os pontos para cada posição, particularmente entre os lugares mais baixos.

Atualmente, o 10º lugar vale um ponto. Se um ponto fosse dado para o 15º, o 10º teria que valer pelo menos seis. No entanto, alguns chefes de equipe argumentaram que as lacunas existentes de um ponto também precisariam ser aumentadas.

“Acho que uma lacuna de um ponto não é suficiente na minha opinião”, disse o diretor da equipe Haas, Guenther Steiner. “Porque, entre o sétimo e o oitavo, é um intervalo de dois pontos, entre o 15º e o 14º é uma diferença de um ponto, acho que não é a proporção correta. Eu acho que isso precisa ser um pouco mais estudado”.

Estender os pontos para além do 10º lugar e aumentar as lacunas de pontos existentes significaria que o valor de uma vitória, que aumentou de 10 para 25 pontos oito anos atrás, teria que subir significativamente novamente.

O diretor de automobilismo da F1, Ross Brawn, disse em agosto que qualquer mudança no sistema de pontos precisaria ser uma que permanecesse em vigor por um longo período.

“É uma grande decisão mudar isso”, disse ele. “Se nós mudarmos, ele precisa ser congelado por 10 anos, nós não queremos continuar mexendo nele”.

A Fórmula 1 mudou seu sistema de pontos em 2015, quando a rodada final de pontos duplos, que havia sido introduzida no ano anterior, foi abandonada.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP dos EUA de Formula 1 no dia 21 deste mês!

IB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.