F1 – Sebastian Vettel é o mais novo tetracampeão da F1

domingo, 27 de outubro de 2013 às 9:30
Sebastian Vettel

Vettel garantiu tri na última etapa

Nome: Sebastian Vettel. Nascimento: 3 de julho de 1987, em Heppenheim (Alemanha). Equipe: Red Bull-Renault (Fórmula 1). Títulos: Campeão no Kartclub Kerpen-Manheim (1998); Campeão no ICA Junior de Kart, no campeonato alemão de kart jr., e no Monaco Kart Cup (2001); Campeão Alemão de Fórmula BMW (2004); Tetracampeão Mundial de F1 (2010, 2011, 2012 e 2013).

O primeiro contato de Sebastian Vettel com um carro de Fórmula 1 foi em 2005, em um teste com a Williams-BMW. Foi efetivado pela BMW como piloto oficial de testes em meados de 2006, em substituição a Robert Kubica, que assumiu como titular. Ao participar do treino livre no GP da Turquia, Vettel se tornou, aos 19 anos e 53 dias de idade, o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1.

Seguiu na função de piloto reserva em 2007, e teve a chance de participar de uma prova no GP dos Estados Unidos, em substituição ao polonês, que sofreu um forte acidente no GP do Canadá. Fez uma corrida cautelosa, largou em sétimo e chegou na oitava posição, marcando um ponto.

A chance como titular chegou antes do GP da Hungria, quando Scott Speed deixou a Toro Rosso. A equipe italiana, de olho nas habilidades de Vettel, negociou com a BMW e contratou o jovem alemão, não apenas para o final da atual temporada como também para 2008. Após um início cauteloso, Vettel mostrou grande habilidade nas corridas asiáticas: liderou o GP do Japão (Fuji) e estava em terceiro, debaixo de muita chuva, quando bateu em Mark Webber (Red Bull); e na China, largou em 17ª e terminou em quarto, atrás das dominadoras Ferrari e McLaren.

Em 2008, Vettel deu uma guinada em sua carreira e chamou a atenção de todos no “circo” ao vencer de forma incontestável o GP da Itália, em Monza, disputado sob forte chuva. O alemão largou na pole position e liderou de ponta a ponta, superando grandes nomes da categoria e carros muito melhores do que o seu Toro Rosso-Ferrari. Somou 35 pontos no campeonato. Foi também quarto colocado no Brasil, quinto em Mônaco, Bélgica e Cingapura, sexto em Valência e no Japão, oitavo no Canadá e na Alemanha.

Em 2009, pela bem-acertada Red Bull Racing, Vettel comprovou as suas qualidades de grande piloto ao brigar constantemente por vitórias e até pelo título, sendo vice-campeão com 84 pontos. Além da vitória no encerramento da temporada em Abu Dhabi, também faturou as etapas da China, da Inglaterra e do Japão. Foi segundo colocado no Bahrain e na Alemanha, terceiro na Turquia (onde também foi pole) e na Bélgica, quarto na Espanha, em Cingapura e no Brasil, oitavo na Itália.

Em 2010, a consagração máxima. O jovem alemão provou ser o piloto mais rápido do grid, com dez poles em 19 etapas disputadas. No entanto, uma série de azares com quebras e acidentes fizeram com que Vettel vencesse apenas cinco GPs (Malásia, Europa, Japão, Brasil e Abu Dhabi) e entrasse em desvantagem na luta pelo título na última etapa da temporada. Mesmo assim, ele conseguiu.

Em 2011, história foi similar. Mas apenas em seu final, porque o caminho até a conquista foi extremamente fácil, com o bicampeonato sendo selado no Japão com quatro GPs de antecedência. Foram 15 poles em 19 corridas, 11 vitórias (Austrália, Malásia, Turquia, Espanha, Mônaco, Europa, Bélgica, Itália, Cingapura, Coréia e India), quatro segundos (China, Canadá, Hungria e Brasil), um terceiro (Japão) e um quarto lugar (Alemanha). Campanha impecável!

Em 2012, foi mais difícil. Um campeonato equilibrado e com muitos problemas mecânicos, Vettel havia vencido apenas uma das 13 primeiras etapas, no Bahrain. No entanto, a partir de Cingapura, o alemão e a Red Bull foram avassaladores: venceram em Cingapura, Japão, Coréia, Índia e Estados Unidos, mais um terceiro lugar am Abu Dhabi (onde largou dos boxes), e o tricampeonato garantido na última etapa em Interlagos com um sexto lugar em pista molhada!

Em 2013, o caminho voltou a se facilitar, principalmente em sua segunda metade. Agora, em 2013, já são dez vitórias (Malásia, Bahrain, Canadá, Alemanha, Bélgica, Itália, Cingapura, Coréia, Japão e Índia) em 16 etapas, sete pole positions, um segundo, dois terceiros e dois quartos lugares, garantindo o tetra com três etapas de antecipação, igualando os feitos de Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher, os únicos com quatro títulos consecutivos. Isso aos 26 anos de idade! O que virá mais por aí?

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