F1 – São esperados entre dois e três pit stops no calor da Índia

sexta-feira, 25 de outubro de 2013 às 17:05

Pneus da Pirelli

O piloto Sebastian Vettel, da Red Bull, foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres realizadas hoje sob calor de 30ºC para o Grande Prêmio da Índia 2013. O alemão fez o melhor tempo da manhã com o pneu P Zero Branco médio, enquanto no treino da tarde o piloto alemão optou pelo pneu P Zero Amarelo macio. Esse dois tipos de pneus são mais macios do que os escolhidos em 2012, quando a maioria dos pilotos terminou a prova com apenas uma parada. Na sessão da tarde, Vettel cravou o tempo de 1m25s722, quase um segundo mais rápido do que tinha sido mais cedo. Nas duas sessões Mark Webber foi o segundo mais rápido.

Houve uma evolução considerável nas condições de pista o longo do dia, o que fez com que Vettel fosse capaz de superar o tempo que tinha obtido no ano passado na segunda sessão da sexta-feira, que tinha sido 1m26s221, também com pneus macios.

Com o forte calor esperado para todo o final de semana, a expectativa é que as equipes optem por estratégias de duas ou três paradas. Caso o alemão da Red Bull termine o GP da Índia entre as primeiras cinco posições, conquistará seu quarto título mundial. Apenas outros quatro pilotos atingiram essa façanha em toda a história da F1: Juan Manuel Fangio, Alain Prost and Michael Schumacher.

“A combinação de compostos mais macios que trouxemos para o GP da Índia esse ano permitirá às equipes estratégias com duas ou três paradas, diferentemente de 2012 quando a maioria dos pilotos terminou a prova fazendo apenas uma parada. Depois do que vimos hoje, o desgaste e a degradação está em linha com as nossas expectativas, mas houve algumas questões com bolhas no composto macio, enquanto alguns pilotos corriam até 24 voltas com o pneu médio. Os pneus médios parecem ser o pneu ideal para a corrida, enquanto o pneu macio é o mais indicado para a qualificação, já que é cerca de 0,8s mais rápido por volta até agora.”

“Avaliar a queda no desempenho vai ser a chave para a formulação da estratégia e o momento certo para o primeiro pit stop. Consequentemente, algumas equipes também irão avaliar os benefícios potenciais de iniciar a corrida com os compostos médios. No entanto, a pista ainda não evoluiu completamente e as decisões finais devem ser tomadas somente após os treinos livres de sábado”, diz o diretor de Automobilismo da Pirelli, Paul Hembery.

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