F1 – Saiba um pouco mais sobre a Espanha e seu GP

barcelona.2010

Neste fim de semana, a Fórmula 1 dá sequência a sua fase europeia do calendário, e muitos vêem o GP da Espanha quase como um segundo começo de temporada. Várias equipes apresentam pacotes de atualizações importantes, e a possibilidade de uma mudança de cenário em relação às quatro primeiras etapas de 2017 existe.

O GP da Espanha fez sua estreia na Fórmula 1 em 1951, no circuito de Pedralbes. Desde então, a prova passou por Jarama, Montjuic e Jerez de la Frontera. O Circuito da Catalunha, em Barcelona, foi utilizado pela primeira vez em 1991, com vitória de Nigel Mansell (Williams-Renault) após uma disputa espetacular com Ayrton Senna (McLaren-Honda). Michael Schumacher é o maior vencedor na Espanha com seis triunfos, um pela Benetton-Renault em 1995 e os outros cinco (1996, 2001, 2002, 2003 e 2004) pela Ferrari.

Conheça um pouco mais da Espanha

A Espanha é um país da Europa meridional localizado na península ibérica. Tem a norte o golfo da Biscaia, a França e Andorra, a leste e a sul o mar Mediterrâneo, a sul o território britânico de Gibraltar, a oeste Portugal e a sul e oeste o Oceano Atlântico. Além da porção ibérica, a Espanha possui também os arquipélagos das Baleares, no Mediterrâneo, das Canárias, no Atlântico, as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas e rochedos junto à costa africana), e o enclave de Llívia, rodeado pela França.

O país está dividido em comunidades autônomas. Algumas destas comunidades, como a Galiza, o País Basco, a Comunidade Valenciana e a Catalunha, têm línguas próprias. Desde a sua adesão à União Européia, em 1986, a Espanha tornou-se um país altamente industrializado.

A política de Espanha é o conjunto de condições administrativas que as leis da Espanha ditam para o funcionamento que os órgãos legislativos consideram apta para o país. De acordo com a classificação de sistemas de governo no mundo, a Espanha possui a forma de monarquia parlamentarista, pois seu poder legislativo, (representado na figura das Cortes Gerais), exerce a maior parte da responsabilidade legislativa e de governo.

É um sistema parlamentarista porque, depois das eleições legislativas, o Rei da Espanha deve fazer a proposta do Presidente do Governo ao Congresso dos Deputados, e se esse o aprovar, o eleito permanece no cargo enquanto conservar a confiança dos deputados; caso contrário, deve renunciar. O Rei pode dissolver as Cortes se não houver um critério uniforme de governo, e então convocam-se novas eleições.

A economia da Espanha é a quinta maior economia da União Europeia e, ainda, a oitava maior do mundo. A economia espanhola está vivendo um intenso crescimento financeiro desde os anos noventa. Este crescimento, no entanto, está desacelerado devido à crise econômica internacional de 2008.

O esporte é dominado principalmente pelo futebol, o basquete, o ciclismo, o tênis, o handebol e pelos esportes a motor, principalmente o motociclismo. A partir dos Jogos Olímpicos de 1992, disputados em Barcelona, o país entrou na elite mundial em diversos esportes. Na Espanha, acontece anualmente em setembro a Vuelta a España, que junto com o Giro d’Italia e o Tour de France, é uma das três competições ciclísticas mais importantes do mundo. A Seleção Espanhola de Futebol foi campeã mundial de futebol em 2010. Com o sucesso de Fernando Alonso, a Fórmula 1 vem se tornando cada vez mais popular no país.

barcelona test

O Circuito da Catalunha

O Circuito da Catalunha, localizado em Barcelona, possui 4.627km de extensão e é um dos mais usados pelas equipes da Fórmula 1 para testes. Por esse motivo, o GP realizado anualmente na pista costuma apresentar poucas surpresas, já que quase todos conseguem chegar a um acerto muito próximo do ideal para extrair o potencial máximo de seus carros. O traçado é considerado de média velocidade e exige bastante da aerodinâmica dos monopostos em razão de algumas curvas longas e velozes.

www.autoracing.com.br

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que contenham ofensas não serão aprovados pelo moderador.