F1 – Saiba tudo sobre os freios de um Formula 1. Parte 3

quinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 13:11

O projeto do sistema de freios segue rigorosas normas técnicas

Nos últimos anos, a FIA tem se interessado muito pelos freios da F1. Seu objetivo é limitar a força frenante para facilitar as ultrapassagens nas curvas. Atualmente, apenas duas pastilhas e uma pinça podem ser usadas em cada roda – e cada pinça deve ter até seis pistões. A espessura máxima e o diâmetro dos discos são de 28 mm e 278 mm, respectivamente.

O regulamento também especifica a rigidez dos metais empregados. Estão banidos os sistemas antitravamento, resfriados a água ou servo-assistidos. De outro lado, os carros devem ter dois sistemas hidráulicos independentes, mas ativados pelo mesmo pedal. Eles devem ser projetados de forma que, no caso de vazamento ou falha, a ação do pedal seja exercida em pelo menos duas rodas.

Legenda
1 – Dois dutos conduzem ar para resfriar os discos, pastilhas e pinça
2 – As regras determinam que o conjunto do sistema de freios seja constituído de pinça única, com seis pistões e duas pastilhas por roda
3 – Sob forte frenagem, a temperatura dos discos de carbono atinge 1.200ºC. Suas dimensões máximas são especificadas no regulamento
4 – A fim de reduzir a turbulência aerodinâmica, o sistema de freios é embutido nas rodas

Foto: Sistema da equipe Renault

(15/07/2003)

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