F1 – Saiba tudo sobre os freios de um Formula 1. Parte 2

quinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 13:10
Fabricação dos discos

São necessários quase quatro meses para a HITCO produzir cada disco de freio utilizado no RS23. Confira aqui as cinco etapas do processo em detalhes:

1 – Inicialmente brancas, as fibras de poli-acrilonitrilo (PAN) são aquecidas em um forno para extrair o carbono. No fim do processo, elas tornam-se pretas e são transformadas em PAN pré-oxidado. Seu conteúdo de carbono é de apenas 60%.

2 – Uma vez cozidas, as fibras formam uma espécie de feltro que é então cortado nos tamanhos necessários. Camadas deste tecido são superpostas para obtenção da espessura necessária.

3 – Após dois ciclos de grafitização de baixa pressão, que duram três dias cada (o primeiro a 1.000ºC, o segundo a 1.500ºC), o conteúdo de carbono no disco alcança 90%. Ele está pronto para o tratamento com materiais compósitos.

4 – O próximo passo é a densificação (repetida duas vezes, num total de seis semanas). Ela torna o disco tão duro quanto pedra: o dispositivo é aquecido a 1.000ºC em um forno de baixa pressão, com injeção simultânea de gás. Desta forma, moléculas de carbono impregnam os poros.

5 – Após resfriado, o disco é torneado e polido, ficando pronto para ser utilizado. Uma camada de anti-oxidante é aplicada nas áreas que não entrarão em atrito com as pastilhas, para prevenir que sofram alterações por causa do calor gerado nas frenagens.

(15/07/2003)

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