F1 – Saiba algumas curiosidades sobre a pista de Nurburgring

nurburgringA inauguração oficial do circuito de Nurburgring ocorreu em 18 de junho de 1927. A construção começou em 1925 e demandou a mão-de-obra de cerca de 3 mil trabalhadores. O primeiro GP de F1 disputado em Nurburgring foi em 1951. A Ferrari foi a vencedora com Alberto Ascari, o maior ídolo do automobilismo italiano em todos os tempos. Ascari estabeleceu um recorde que até hoje não foi alcançado: venceu nada menos que nove provas seguidas.

O pentacampeão de F1 Juan Manuel Fangio marcou a volta mais rápida da primeira corrida de F1 disputada no circuito, com o tempo de 9min55seg08 e uma velocidade média de 137.921 quilômetros por hora. A justificativa para um tempo tão longo não era apenas os carros, mais lentos, mas principalmente a extensão da pista, que naquela época era de 22,8 quilômetros. Hoje, com 5,15 quilômetros, o tempo caiu consideravelmente. Em 2007, a melhor volta foi de Felipe Massa, com 1min32s853.

Em 1973, a Ford contratou dois dos melhores pilotos da atualidade para fazerem dupla em uma prova de turismo. Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart pilotaram um Ford Capri nos 1000 km de Nurburgring, mas acabaram abandonando a prova antes do final.

Em 1976, o piloto austríaco Niki Lauda sofreu um grave acidente em Nurburgring, O carro que pilotava pegou fogo em um acidente e Lauda sofreu queimaduras muito graves.

A primeira prova de F1 realizada no traçado menor de Nurburgring aconteceu em 1984, o GP da Europa e o vencedor foi Alain Prost. No ano seguinte a pista recebeu o GP da Alemanha e a vitória ficou com Michele Alboreto. O único brasileiro a vencer uma prova de F1 nesta pista foi Rubens Barrichello, com a Ferrari em 2002.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.