F1 – Saga dos difusores soprados deverá esquentar novamente

sexta-feira, 11 de novembro de 2011 às 11:54

F111-escapamento-soprado-mclaren350A saga dos escapamentos soprados da Fórmula 1 ainda não terminou.

A controvérsia relacionada ao uso muito agressivo dos gases do motor para efeito aerodinâmico chegou a um ápice espetacular em Silverstone em julho, mas foi decidido que a prática deveria ser banida para 2012.

Recentemente, soube-se que a FIA seria ainda mais rigorosa no regulamento do próximo ano visando garantir que os escapamentos não possam ser utilizados para aumentar a pressão aerodinâmica.

Mas ao ser questionado pelo jornal O Estado de S. Paulo em Abu Dhabi se a Red Bull continuaria dominando em 2012 mesmo sem um difusor soprado, Mark Webber respondeu: “Talvez ainda possamos aproveitar esse conceito. Há rumores de que isso vai continuar”.

De fato, a mais recente restrição da FIA revigorou a saga, de acordo com a Auto Motor und Sport da Alemanha. Relatos indicam que, tendo a McLaren como aliada, a Red Bull está argumentando que o projeto de seu carro de 2012 já estava avançado demais quando a última restrição da FIA foi revelada.

Do outro lado do debate estão Ferrari, Sauber e HRT, convencidas de que as regras de 2012 não devem permitir absolutamente nenhuma brecha no sopro de gases.

O novo problema surgiu porque Red Bull e McLaren se recusaram a aprovar as regras revistas antes da recente Comissão da Fórmula 1, com essas regras precisando ser concordadas antes de serem ratificadas pela FIA em dezembro.

Rumores no paddock sugerem que a HRT pode quebrar a paz atual protestando contra a legalidade dos layouts atuais dos escapamentos. A equipe comandada por Colin Kolles justificaria a ação alegando que suas rivais quebraram a promessa de Silverstone de concordar com um banimento total dos difusores soprados para 2012.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.