F1 – Safety car virtual revisado será testado no Brasil

quarta-feira, 5 de novembro de 2014 às 10:09

Safety car virtual

Uma versão revisada do novo sistema de safety car virtual da Fórmula 1 será testada no GP do Brasil, após a primeira experiência durante o fim de semana do GP dos Estados Unidos.

Concebido em resposta ao acidente de Jules Bianchi no GP do Japão, o sistema da FIA tira dos pilotos a responsabilidade de reduzir a velocidade nas bandeiras amarelas.

Quando um “safety car virtual” é declarado, os pilotos precisam reduzir para uma janela de tempo específica – que pode ser até um terço mais lenta do que a velocidade normal – em uma volta.

O conceito seria usado quando houver incidentes nos quais o controle de prova considerar que a entrada do safety car não é necessária.

Uma primeira versão do conceito foi testada após o primeiro e o segundo treinos livres no último fim de semana em Austin, e revelou algumas áreas que precisam de melhorias. A FIA ouviu opiniões dos pilotos e das equipes, e fará modificações específicas para os testes no Brasil.

Para acabar com as reclamações de que os pilotos acharam difícil se manter em uma janela de tempo específica ao longo da volta, as zonas onde a velocidade será medida será ampliada de 50 para 200 metros – o que deve tornar mais fácil ficar dentro dos limites.

O período para os pilotos reduzirem seu ritmo para a velocidade do safety car vritual agora será estendido para 10 segundos. Um aviso de 10s também será dado a fim de notificar os pilotos que o período de safety car virtual está terminando.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.