F1 – Safety car virtual precisa de mais trabalho, segundo a FIA

segunda-feira, 17 de novembro de 2014 às 9:44

Safety car virtual

A FIA diz que ainda é cedo demais para saber se seu plano do “safety car virtual” estará pronto para ser implementado no início da temporada 2015 da Fórmula 1.

O novo sistema, que está sendo introduzido em resposta às lições aprendidas com o acidente de Jules Bianchi no GP do Japão, foi testado nos treinos tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

Mas apesar dos resultados encorajadores e reações positivas em relação às primeiras experiências, a FIA está ciente de que o sistema precisa ser aperfeiçoado antes de ser introduzido.

Ao ser questionado sobre o assunto, um porta-voz da federação declarou: “Ainda não temos certeza. Os testes foram bastante positivos, mas um desenvolvimento maior é necessário”.

Nos testes, um dos maiores problemas que os pilotos encontraram foi a dificuldade de se concentrar para ficar abaixo de um tempo de volta específico. A exigência é andar 35 por cento mais lento do que um tempo normal.

Um sistema de aviso audível, que impedirá que os pilotos tenham de se concentrar demais no painel do volante, está sendo considerado. Um novo sistema testado em Interlagos, onde as janelas de tempo foram mais espaçadas e houve contagens regressivas de 10 segundos, melhorou a situação.

“Os pilotos só tinham de estar ‘positivos’ na referência de volta entre os painéis de luzes, e quando decidimos que o safety car virtual deveria terminar, uma contagem regressiva de 10 segundos foi mostrada nos painéis de luzes”, acrescentou o porta-voz. “Tudo pareceu funcionar muito bem”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.