F1 – Rússia 2016: Rosberg vence pela sétima vez consecutiva

domingo, 30 de abril de 2017 às 7:00
Nico Rosberg

Nico Rosberg

Nico Rosberg dominou o GP da Rússia para conquistar sua quarta vitória em quatro corridas da Fórmula 1 em 2016.

Mas o drama foi proporcionado pela recuperação do companheiro de equipe Lewis Hamilton do 10º lugar no grid para a segunda posição e seu susto com a pressão de água no meio da prova, que o obrigou a tirar o pé quando estava se aproximando de Rosberg.

Hamilton foi beneficiado pela batida de Sebastian Vettel, da Ferrari, na primeira volta, após dois incidentes separados com Daniil Kvyat (Red Bull).

Vettel estava tentando passar Daniel Ricciardo por dentro na curva 2 na disputa pelo quinto lugar, com Sergio Perez na linha externa. O alemão parecia ter completado a manobra, mas Kvyat tocou na traseira da Ferrari e a jogou contra Ricciardo, que por sua vez atingiu Perez e provocou um furo do pneu traseiro direito da Force India.

Logo depois, Vettel foi novamente atingido por Kvyat na veloz curva 3, batendo no muro e abandonando a corrida. Kvyat e Ricciardo tiveram de trocar o bico, mas o russo recebeu uma punição de 10 segundos por causar duas colisões.

O safety car entrou para a limpeza dos destroços da Ferrari e das consequências de um incidente separado no qual Esteban Gutierrez atingiu Nico Hulkenberg.

Com Rosberg na liderança, Hamilton estava em quinto e subiu para quarto na relargada quando passou Felipe Massa na curva 2. Hamilton então mergulhou por dentro do terceiro colocado Kimi Raikkonen na entrada da curva 4 na sétima volta, depois que o finlandês saiu lento da curva anterior enquanto pressionava Valtteri Bottas.

Bottas conseguiu segurar Hamilton quando parou na volta 16, com o britânico voltando logo atrás após sua parada na passagem seguinte. Mas duas voltas depois, o campeão fez uma ultrapassagem por dentro na curva 2, mesmo com Bottas usando o DRS graças à presença de Fernando Alonso – que ainda não havia parado – à sua frente.

Com pista limpa, Hamilton se aproximou de Rosberg, reduzindo a diferença para 7.5s após dois terços da distância antes de ser informado sobre o problema na pressão de água que o forçou a tirar o pé. A vantagem rapidamente subiu para pouco mais de 13s, com Rosberg eventualmente cruzando a linha 25s à frente.

Bottas perdeu o último lugar no pódio para Raikkonen, que fez quatro voltas a mais no primeiro trecho e saiu de seu único pit-stop imediatamente à frente do piloto da Williams.

Massa teve uma corrida solitária na quinta posição, com a Williams o chamando para uma segunda parada por precaução na volta 46, provavelmente para ter a possibilidade de atacar caso houvesse um novo período de safety car que agrupassse o pelotão.

Ele tinha uma vantagem confortável sobre Fernando Alonso, que conseguiu sua primeira chegada nos pontos desde o GP da Hungria do ano passado. O espanhol foi beneficiado pelo abandono de Max Verstappen (Toro Rosso) devido a um problema de motor.

Kevin Magnussen teve uma ótima atuação para marcar os primeiros pontos dele e da Renault com a sétima colocação, levando a melhor em uma acirrada batalha de cinco carros.

Romain Grosjean garantiu a terceira chegada da Haas nos pontos em quatro etapas, com Perez se recuperando para terminar em nono e Jenson Button ultrapassando Carlos Sainz no final para assegurar o último ponto.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/dif.
1 Nico Rosberg Mercedes 1h32m41.997s
2 Lewis Hamilton Mercedes 25.022s
3 Kimi Raikkonen Ferrari 31.998s
4 Valtteri Bottas Williams/Mercedes 50.217s
5 Felipe Massa Williams/Mercedes 1m14.427s
6 Fernando Alonso McLaren/Honda 1 volta
7 Kevin Magnussen Renault 1 volta
8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1 volta
9 Sergio Perez Force India/Mercedes 1 volta
10 Jenson Button McLaren/Honda 1 volta
11 Daniel Ricciardo Red Bull/TAG Heuer 1 volta
12 Carlos Sainz Toro Rosso/Ferrari 1 volta
13 Jolyon Palmer Renault 1 volta
14 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1 volta
15 Daniil Kvyat Red Bull/TAG Heuer 1 volta
16 Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1 volta
17 Esteban Gutierrez Haas/Ferrari 1 volta
18 Pascal Wehrlein Manor/Mercedes 2 voltas
19 Max Verstappen Toro Rosso/Ferrari abandono
20 Sebastian Vettel Ferrari acidente
21 Rio Haryanto Manor/Mercedes acidente
22 Nico Hulkenberg Force India/Mercedes acidente

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.