F1 – Rosberg vence em Silverstone após abandono de Vettel

domingo, 30 de junho de 2013 às 10:37

Nico Rosberg

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

Nico Rosberg se defendeu de Mark Webber para vencer um movimentado GP da Inglaterra, que teve vários estouros de pneus e o abandono do líder do campeonato Sebastian Vettel.

O companheiro de Rosberg na Mercedes, Lewis Hamilton, estava liderando até ser o primeiro a ter um pneu estourado, com Vettel então controlando a corrida até sua Red Bull ter problemas mecânicos nos estágios finais.

Isso montou o cenário para um final emocionante, enquanto Webber, que havia caído para 15º na primeira volta, perseguia Rosberg. Ao mesmo tempo, Fernando Alonso e Hamilton superaram Kimi Raikkonen na disputa pelo terceiro e quarto lugares.

Na sétima passagem, Hamilton havia estabelecido uma vantagem de dois segundos sobre Vettel, que deixou Rosberg para trás na largada, quando seu pneu traseiro esquerdo estourou na reta Wellington.

Logo depois, uma falha aparentemente idêntica ocorreu com Felipe Massa. O piloto da Ferrari havia subido de 11º no grid para quinto e estava pressionando Adrian Sutil quando seu pneu também estourou na saída do Loop.

Quando o pneu traseiro esquerdo de Jean-Eric Vergne também explodiu na aproximação da Stowe, o safety car entrou por sete voltas, com os engenheiros pedindo para seus pilotos evitarem as zebras.

Vettel manteve Rosberg sob controle quando a prova recomeçou. Sutil andava em terceiro até atrasar demais seu segundo pit-stop e ser superado por Raikkonen, Alonso e Webber. O australiano estava atacando após cair para 15º devido a uma largada lenta e um toque com Romain Grosjean na primeira curva, e ultrapassou Alonso nas voltas finais.

Quando o resultado parecia definido, Vettel perdeu tração e parou na reta dos boxes. Com a Red Bull estacionada provocando a entrada do safety car, Rosberg fez um terceiro pit-stop e retornou ainda à frente de Raikkonen. Webber e Alonso também trocaram os pneus e caíram para quinto e oitavo, deixando Sutil e Daniel Ricciardo em terceiro e quarto.

Webber usou seus pneus novos de modo sublime para superar rapidamente Ricciardo e Sutil, e logo em seguida Raikkonen. Na última volta, a Red Bull estava a menos de um segundo de Rosberg, que se manteve firme para vencer com sete décimos de vantagem.

Alonso também conseguiu um progresso rápido com sua borracha nova, evitando a McLaren de Sergio Perez quando o mexicano se tornou outra vítima dos pneus estourados e então subindo até a terceira colocação.

Hamilton o acompanhou, relegando Raikkonen – que havia questionado a decisão de Lotus de não parar durante o último período de safety car – para quinto. Massa subiu para sexto depois de seu problema, com Sutil e Ricciardo caindo para sétimo e oitavo, à frente de Paul di Resta e Nico Hulkenberg.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo
1 Nico Rosberg Mercedes 52 Vencedor
2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 52 +0.7 s
3 Fernando Alonso Ferrari 52 +7.1 s
4 Lewis Hamilton Mercedes 52 +7.7 s
5 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 52 +11.2 s
6 Felipe Massa Ferrari 52 +14.5 s
7 Adrian Sutil Force India-Mercedes 52 +16.3 s
8 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 52 +16.5 s
9 Paul di Resta Force India-Mercedes 52 +17.9 s
10 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 52 +19.7 s
11 Pastor Maldonado Williams-Renault 52 +21.1 s
12 Valtteri Bottas Williams-Renault 52 +25.0 s
13 Jenson Button McLaren-Mercedes 52 +25.9 s
14 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 52 +26.2 s
15 Charles Pic Caterham-Renault 52 +31.6 s
16 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 52 +36.0 s
17 Max Chilton Marussia-Cosworth 52 +67.6 s
18 Giedo van der Garde Caterham-Renault 52 +67.7 s
19 Romain Grosjean Lotus-Renault 51 +1 volta
20 Sergio Perez McLaren-Mercedes 46 +6 voltas
21 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 41 +11 voltas
22 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 35 +17 voltas

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.