F1 – Roger Penske espantado com boato de compra da equipe Mercedes

sábado, 16 de novembro de 2019 às 23:14

Equipe Mercedes – Interlagos 2019

Roger Penske chamou os boatos de que ele está pensando em comprar a equipe de Fórmula 1 da Mercedes “absolutamente não verdadeiros”.

Um relato do jornal alemão Bild ligou o empresário americano de 82 anos à equipe, em meio à confirmação da Mercedes de que ainda não decidiu seu futuro na F1 após 2020.

Enquanto Toto Wolff acredita que a Mercedes permanecerá, é uma decisão que será tomada pela controladora Daimler AG e depende do acordo do novo comercial com a Liberty Media, proprietária da F1, que nenhuma das equipes assinou ainda.

Portanto, relatos especulativos vincularam a Penske, entre outros, ao interesse pela equipe Mercedes, que conquistou seis campeonatos consecutivos durante seu recente domínio do esporte.

No entanto, Penske, que na semana passada adquiriu a IndyCar e o Indianapolis Motor Speedway, se espantou e negou o boato ao falar com Robin Miller, da RACER: “Isso absolutamente não é verdade, e meu prato já está bastante cheio”, disse ele.

Apesar do relato que a Daimler está buscando economizar 1 bilhão de euros por ano, não se acredita que seu programa de F1 esteja ameaçado pelos cortes, já que no ano passado obteve um lucro de 13 milhões de libras com a equipe de F1, apesar de gastar mais de 310 milhões de libras. Isso sem contar as vendas de seus modelos esportivos AMG, que aumentaram exponencialmente nos últimos 3 anos e ultrapassaram – pela primeira vez na história -, as vendas da Divisão M da BMW, sua maior rival comercialmente.

O envolvimento da marca traz consigo um valor tão substancial de marketing, que o presidente da Daimler e da Mercedes-Benz, Ola Kallenius, revelou valer mais de € 1 bilhão por ano.

“Acho que ter ganho seis campeonatos consecutivos – uma conquista histórica – tem sido uma atividade que, em termos de nossa estratégia de marketing e marca, tem valido muito a pena”, disse ele durante uma recente conferência com investidores.

“Independentemente de você ser fã da Formula 1 ou não, analisamos nossos investimentos de marketing de maneira racional. Pesamos todos os nossos investimentos em marketing e mídia em termos de qual é o alcance, o impacto e o que isso significa e qual o custo do investimento.

“Se você usar o método Nielsen para medir o valor da mídia de nossas atividades de Formula 1, eles ficam acima de 1 bilhão de euros (USD 1,1 bilhão) por ano, o alcance e impacto dessa atividade (F1) são extremos . Os custos – que não gostaríamos divulgar publicamente – provavelmente são surpreendentemente baixos, porque nunca se deve esquecer que existem custos e também existem receita na Formula 1. Portanto, enquanto estamos sentados aqui hoje, estamos comprometidos.”

A propriedade da equipe Mercedes é dividida entre três acionistas; Daimler AG (60%), Toto Wolff (30%) e o falecido Niki Lauda (10%).

O Autoracing conversou nesse sábado em Interlagos com um membro importante da equipe Mercedes AMG Petronas de F1 sobre uma eventual venda da equipe e ele disse: “Nunca tinha ouvido isso antes. Basta o gato não estar presente para os ratos fazerem a festa.”

Clique AQUI para apostar no GP do Brasil

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.