F1 – Rivais preparadas para mais um ano de domínio da Mercedes

terça-feira, 2 de dezembro de 2014 às 9:28

Motor Mercedes V6 turbo

Parece improvável que Renault e Ferrari consigam reduzir a diferença em relação à dominante Mercedes antes do começo da próxima temporada da Fórmula 1.

As marcas em dificuldades pressionaram bastante para que o “congelamento” atual dos motores fosse aliviado antes de 2015. Mas Andy Cowell, chefe de motor na Mercedes, insiste que as rivais da montadora alemã não têm nenhuma boa razão para reclamar das regras atuais.

“A situação é clara”, declarou ele ao El Mundo Deportivo da Espanha. “Você pode desenvolver o motor durante o ano inteiro e então correr com sua melhor evolução no início da próxima temporada. Há uma lista muito longa de oportunidades de desenvolvimento para os nossos oponentes darem um grande passo à frente”.

Porém, de acordo com a Auto Motor und Sport da Alemanha, Renault e Ferrari agora estão ficando sem tempo de preparar atualizações significativas para suas unidades antes de 2015. O relato disse que nenhuma delas deverá sequer usar todos as “fichas” de atualizações de performance permitidas até fevereiro, quando o congelamento entra novamente em vigor.

“Elas começaram a desenvolver seus motores de 2015 tarde demais”, afirmou a Auto Motor und Sport. Um confuso Niki Lauda, presidente da Mercedes, disse: “Por que elas não começaram já em Melbourne, quando sabiam o quão atrás estavam?”

De acordo com o relato, a Renault, por exemplo – apesar de agora estar contando com a ajuda do guru dos motores Mario Illien – ficou sem tempo para copiar o layout dos componentes da Mercedes. Por outro lado, a Ferrari entrará na temporada 2015 com um layout mais parecido com o da Mercedes, segundo a Auto Motor und Sport.

Christian Horner, chefe da Red Bull – equipe de fábrica da Renault – já soa derrotado. “Nós esperamos uma ligeira melhoria de performance”, declarou ele ao El Confidencial. “Sabemos que não podemos atingir o nível da Mercedes, mas queremos ficar mais próximos”.

A Ferrari também espera outra temporada difícil em 2015. Relatos sugerem que Cowell recusou uma oferta para trocar Brackley por Maranello; além disso, entende-se que Nikolas Tombazis, projetista da equipe italiana, está prestes a sair.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.