F1 – Rivais podem vetar teste do “megafone” da Mercedes

domingo, 11 de maio de 2014 às 6:15

Mercedes

Rivais da Mercedes podem bloquear a introdução do “escapamento com megafone”, de acordo com relatos. A equipe pretende testar o novo sistema, que visa aumentar o criticado som dos motores V6 turbo, na próxima semana em Barcelona, mas as outras fabricantes, Ferrari e Renault, teriam que concordar com isso.

“Elas temem que a Mercedes faça o desenvolvimento em seu próprio benefício”, afirmou a agência de notícias APA, da Áustria. “Isso muda 0% da potência do motor”, afirmou Niki Lauda, o presidente da Mercedes. “A única coisa que muda é o funil no final do escapamento. Só faz mais barulho. Todo mundo pensa que a Mercedes fez isso para ter uma vantagem – uma bobagem absoluta”.

Segundo Lauda, a Mercedes foi a única equipe que respondeu aos gritos dos fãs por mais barulho. “Os outros não fizeram nada”, disparou ele ao jornal alemão Bild, salientando que o “megafone” pode ser acoplado no final de qualquer escapamento – incluindo os provenientes dos motores Renault e Ferrari.

Testes iniciais mostraram que, com o acessório, pode ser obtido quase o dobro do volume dos atuais motores V6. “O problema é que todas as equipes teriam que concordar. Só por causa disso não vai acontecer? Que absurdo”, completou o austríaco.

A Renault, por sua vez, não está convencida de que a F1 tenha um problema de som. “Tome-se, por exemplo, a mais famosa corrida fora da F1, que é Le Mans”, comparou o chefe da marca francesa, Jean- Michel Jalinier, à revista Speed ??Week.

“No ano passado eu estava lá e havia mais de 70 carros no grid, fazendo ainda menos ruído na largada do que os nossos 22 carros. Mas ninguém diz que Le Mans não é uma corrida fantástica. Se a GP2 é mais alta, isso significa apenas que a GP2 está desatualizada e não que a F1 tenha um problema de som. Você tem que evoluir com o tempo, e já não é o momento para um V10 ou V8 com 60 litros de combustível a cada 100 km”, concluiu.

A Red Bull, equipe rival da Mercedes na F1 e que conta com motores Renault, não parece ser um impecilho para o novo sistema dos alemães. “O teste (da próxima semana) é um passo na direção certa”, declarou o Dr. Helmut Marko. “A GP2 é agora mais alta do que a F1, o que não pode acontecer”.

EB - www.autoracing.com.br

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